Polícias

PSP detém ativista que atingiu com tinta verde Luís Montenegro

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 28-02-2024

A PSP deteve um ativista que atingiu hoje com tinta verde o presidente do PSD, Luís Montenegro, à entrada da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde se deslocou em campanha eleitoral, e identificou outros quatro jovens.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública refere que detetou um grupo de jovens com comportamentos suspeitos nas imediações Feira Internacional de Lisboa (FIL), onde está decorrer a BTL, tendo apurado que pertenciam a uma organização ambientalista.

Segundo a PSP, quatro dos cinco ativistas do grupo foram abordados de imediato pela polícia e tinham na sua posse uma lata de tinta que foi apreendida, mas um dos jovens “não foi monitorizado em tempo, motivo pelo qual conseguiu atingir” o líder da Aliança Democrática com tinta verde, bem como outros membros da comitiva.

PUBLICIDADE

A PSP refere que o ativista “foi de imediato intercetado e detido”, tendo sido apreendida a lata de tinta utilizada para cometer o ilícito criminal.

Fonte policial disse à Lusa que alguns membros da comitiva da AD apresentaram queixa à PSP, mas Luís Montenegro ainda não apresentou qualquer denúncia.

PUBLICIDADE

publicidade

A PSP refere ainda que foi possível detetar o grupo devido ao “policiamento discreto e de visibilidade” nas imediações Feira Internacional de Lisboa.

Após ter sido atingido com tinta verde por um jovem à entrada da Bolsa de Turismo de Lisboa, Luís Montenegro reagiu com humor, dizendo: “Estou preparado para tudo”.

Já o presidente do CDS-PP, Nuno Melo, parceiro de coligação do PSD nas listas da AD, que acompanhava Luís Montenegro na visita, considerou tratar-se de um “ato cobarde e infantil”.

Os ativistas do movimento Fim ao Fóssil reivindicaram a ação em comunicado, argumentando que “nenhum partido tem um plano adequado à realidade climática”.

O movimento estudantil reivindica o fim aos combustíveis fósseis até 2030 e exige que se pare de usar gás para produzir eletricidade até o próximo ano, utilizando antes 100% eletricidade renovável e gratuita.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE