Saúde

PSD quer ouvir coordenador da ‘task-force’ sobre condicionamento de vacinas

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 28-04-2021

O PSD pediu hoje a audição parlamentar urgente do coordenador da ‘task force’ para o plano de vacinação, depois deste ter admitido que as limitações de idade poderão condicionar a utilização de vários milhões de vacinas.

PUBLICIDADE

O PSD justifica o pedido de audição urgente com as declarações de terça-feira do vice-almirante Gouveia e Melo, “em que o mesmo admite a possibilidade de serem desperdiçadas mais de 3 milhões de vacinas em Portugal, facto que a verificar-se será de gravidade extrema, bem como a possibilidade do atraso do cumprimento das metas do plano de vacinação previamente anunciadas”.

“Reforçamos que a mesma audição já tinha sido solicitada no âmbito da divulgação da Campanha de Vacinação Contra a covid-19, que apresenta alterações ao processo, e que existe uma aprovação prévia da vinda do coordenador da ‘task force’ para o Plano de Vacinação contra a covid-19 a esta comissão, com periodicidade mensal, para que seja possível fazer o devido acompanhamento do processo por esta comissão”, sublinham.

PUBLICIDADE

O PSD pede que a audição seja conjunta entre a Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia e a Comissão de Saúde.

“O limite de idade de dois tipos de vacinas que estamos a usar pode condicionar a utilização até meio milhão de vacinas, apesar de estarmos a tomar medidas para mitigar este processo”, disse o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo na reunião do Infarmed, em Lisboa, que reuniu na terça-feira especialistas, o Presidente da República, o Governo e representantes dos partidos.

PUBLICIDADE

publicidade

No terceiro trimestre, as mesmas duas vacinas com as limitações também da idade podem atrasar a meta dos 70% da população vacinada até ao verão, admitiu o coordenador da ‘task force’.

Neste trimestre, afirmou, “as mesmas duas vacinas com as limitações também de idade podem retirar ao plano cerca de 2,7 milhões de vacinas”.

Gouveia e Melo não identificou as vacinas em causa, mas na passada quarta-feira, a ministra da Saúde disse que não há restrições à utilização da vacina da Janssen e que as autoridades nacionais seguirão as recomendações da Agência Europeia de Medicamentos, estando a aguardar a análise da comissão técnica de vacinação.

Anteriormente, as autoridades de saúde portugueses tinham também decidido só administrar a vacina da AstraZeneca a pessoas com mais de 60 anos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.137.725 mortos no mundo, resultantes de mais de 148,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.973 pessoas dos 835.563 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE