Saúde

PS de Cantanhede lança petição contra privatização do hospital local

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-05-2014

O PS de Cantanhede lançou hoje uma petição, dirigida à presidente da Assembleia da República (AR), contra a privatização do Hospital Arcebispo João Crisóstomo e em defesa da manutenção daquela unidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

PUBLICIDADE

“Pretendemos recolher o máximo de assinaturas possíveis para que este assunto seja discutido em plenário da Assembleia da República”, refere, em comunicado, a comissão concelhia socialista de Cantanhede.

Na petição, que de acordo com a lei necessita de ter mais de 4.000 assinaturas para ser obrigatoriamente discutida em plenário da AR, defende-se ainda a manutenção “de todos os serviços e valências” existentes no hospital.

PUBLICIDADE

No texto, os promotores alegam que numa portaria publicada a 10 de abril o Ministério da Saúde deixou o hospital de Cantanhede de fora dos serviços e estabelecimentos do SNS, o que “evidencia a tomada de decisão do Governo relativamente à privatização do Hospital Arcebispo João Crisóstomo”.

“No futuro, que serviços de saúde serão garantidos à população do concelho de Cantanhede? Quanto terão de pagar por esses serviços?”, questionam os autores da petição.

PUBLICIDADE

publicidade

Alega-se ainda que a referida portaria constitui “o mais violento ataque ao Serviço Nacional de Saúde e ao direito constitucional à saúde, visando proceder ao integral desmantelamento de toda a rede hospitalar pública”.

Os subscritores do abaixo-assinado exigem uma saúde de qualidade e de proximidade para a população do concelho de Cantanhede e um SNS “que assegure o acesso efetivo aos cuidados de saúde das suas populações, conforme estipulado na Constituição da República Portuguesa”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE