Coimbra

PS acusa Câmara de Coimbra de abandonar trabalhadores dos SMTUC e ir de férias durante a greve

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 03-08-2022

O Partido Socialista de Coimbra acusou hoje o presidente da Câmara de Coimbra de não cumprir o acordo de trabalho de empregador público perante os trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Em comunicado enviado hoje ao Notícias de Coimbra, os socialistas “solidarizam-se com os trabalhadores dos SMTUC que se encontram em greve e que mais não querem que o cumprimento por parte da Câmara do Acordo Coletivo”.

PUBLICIDADE

O acordo – recorda o PS –  foi aprovado, por unanimidade, na reunião da Câmara Municipal de 12 de julho de 2021″ com o voto a favor de José Manuel Silva e Ana Bastos. Agora que estão no poder recusam-se a aplicar o ACEP que aprovaram! Mais uma vez dão o dito por não dito, dizendo uma coisa e fazendo outra completamente diferente.”  

“Há oito anos que não havia uma greve nos SMTUC” afirmam os socialistas no mesmo documento, declarando que “José Manuel Silva ainda não completou o primeiro ano de mandato e já se confronta com uma greve, de uma semana, nos SMTUC, o que – acusam – bem demonstra a sua impreparação e inabilidade política.”

A “última manobra para impedir a aplicação do do ACEP foi a proposta de internalização dos SMTUC” acusa o partido agora na oposição no executivo. “Extinguindo-se os SMTUC automaticamente as cláusulas do ACEP referentes aos SMTUC caem, perdendo-se a derradeira oportunidade dos trabalhadores dos SMTUC de verem as suas condições de trabalho melhoradas”.3

“A maioria dos membros do Executivo está de férias, incluindo o Presidente da Câmara e a Presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, a vereadora Ana Bastos. Os SMTUC foram abandonados, assim como a população de Coimbra que precisa do transporte público municipal.” – acusam.

Os motoristas dos SMTUC estão esta semana a cumprir uma greve de sete dias às duas primeiras e ultimas horas de cada serviço, revelou na semana passada ao Notícias de Coimbra o Sindicado Nacional dos Motoristas e Outros Trabalhadores

A Câmara de Coimbra disse ontem publicamente que as exigências dos motoristas dos SMTUC são incomportáveis. 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE