Política

Provável ida de Nuno Moita para o Parlamento mexerá com xadrez partidário e autárquico

Rui Avelar | 2 anos atrás em 06-11-2021

Líder da Distrital de Coimbra do Partido Socialista (desde meados de 2020), Nuno Moita deverá ingressar na Assembleia da República (AR), depois de 30 de Janeiro de 2022, e a passagem de autarca a deputado mexe com o xadrez partidário.

PUBLICIDADE

Fontes do PS assinalam que, neste contexto, em vias de ser julgado sob  acusação de participação económica em negócio  Nuno Moita estará inclinado a não se recandidatar, no próximo ano, à presidência da Federação conimbricense do PS.

Há décadas que o presidente da Federação distrital conimbricense do Partido Socialista tem lugar nas posições cimeiras das listas de candidatos a deputados.

PUBLICIDADE

publicidade

A eventual saída de cena do economista da liderança socialista de âmbito distrital abre caminho ao regresso de Pedro Coimbra, que exerceu o cargo durante oito anos (de 2012 a 2020).

A par da amizade que os une, Nuno e Pedro fazem parte da mesma sensibilidade (eminentemente social-democrata) no seio do Partido Socialista, motivo por que a passagem de testemunho de Coimbra para Moita e o provável cenário inverso hão-de ser encarados com naturalidade.

PUBLICIDADE

De resto, antes das recentes eleições autárquicas, perante a hipotética eleição do deputado Pedro Coimbra para a liderança da Câmara Municipal de Penacova (conquistada pelo PSD), e quando se admitia que a composição da AR permanecesse inalterada até 2023, nos bastidores partidários já avultava a hipótese de o ainda deputado regressar à presidência da Federação do PS/Coimbra.

Acresce que, se o próximo mandato parlamentar praticamente coincidir com o ciclo de poder autárquico, a provável ida Nuno Moita para a AR catapulta o vereador António Ferreira à liderança da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

A ascensão de Ferreira do quarto ao segundo lugar da lista do PS – posição que coube há quatro anos a Liliana Pimentel, depois de já ter sido vice-presidente da autarquia em parte do mandato de 2014-17 – pode, pois, culminar na investidura do vereador na presidência da principal autarquia de Condeixa (cargo desempenhado por Nuno Moita desde 2013).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE