Coimbra

Proteção Civil ditrital de Coimbra realça resposta no plano municipal

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 14-04-2020

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Coimbra realçou hoje o “papel fundamental” do plano municipal para resolver as “situações mais críticas” em cada concelho na resposta à pandemia da covid-19.

PUBLICIDADE

Numa reunião realizada por videoconferência, foi reconhecido “o papel fundamental do patamar municipal na preparação e apoio logístico de infraestruturas e equipamentos imprescindíveis para a resolução de situações mais críticas”, afirma a Comissão num comunicado divulgado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

PUBLICIDADE

Segundo a nota, essas situações “continuarão a ser monitorizadas e acompanhadas pelos agentes públicos que têm como missão proteger e socorrer as pessoas que mais necessitam neste momento coletivo mais difícil”.

Liderada por José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, a Comissão Distrital esteve hoje reunida para “avaliar a resposta do sistema de proteção civil à covid-19 no distrito”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Foi reconhecida a importância do funcionamento permanente da Comissão Distrital de Proteção Civil e do Centro de Coordenação Operacional Distrital na coordenação política e operacional de todos os agentes e entidades que cooperam com o sistema de proteção e socorro, em geral, e com a Autoridade de Saúde, em particular, na mitigação dos efeitos da pandemia”, acrescenta.

Para José Carlos Alexandrino, também presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, é ainda “notável a capacidade de planeamento de antecipação aos piores cenários e o apoio dado, nomeadamente à Segurança Social e Administração Regional de Saúde [do Centro], na resolução dos constrangimentos que surgem em lares e outras unidades de saúde”.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 567 mortos por covid-19, mais 32 do que na segunda-feira (+6,%), e 17.448 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 514 (+3%).

Dos infetados, 1.227 estão internados, 218 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 347 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde dia 19 de março e até ao final do dia 17 de abril.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE