Região

Proteção Civil de Cantanhede com semana cheia de atividades para pequenos e graúdos

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 26-02-2023

Um simulacro de incêndio rural e a apresentação do projeto “Aldeia Segura – Pessoas Seguras” são duas das atividades que vão decorrer no âmbito da “Semana da Proteção Civil”, projeto que o Serviço Municipal de Proteção Civil de Cantanhede dinamiza há 14 anos. Do programa constam ainda atividades de sensibilização dirigidas à comunidade escolar.

PUBLICIDADE

Assim, entre esta segunda-feira, 27 de fevereiro, e 4 de março, decorrem diversas atividades relacionadas com o tema, assinalando-se ainda o Dia Internacional da Proteção Civil, que se celebra a 1 de março.

O objetivo é proporcionar à população os conhecimentos e competências necessárias no âmbito da segurança, recorrendo para tal a intervenções de natureza teórica em interligação com ações pedagógicas e práticas, seguindo neste último caso, uma metodologia de simulação de situações de risco.

PUBLICIDADE

Assim, para esta segunda-feira estão previstas duas ações de sensibilização sobre a Vespa Velutina na Escola Secundária Lima-de-Faria e Escola Técnico Profissional de Cantanhede. Estas ações repetem-se no dia seguinte, 28 de fevereiro, na Escola Básica de Cantanhede e no Centro Escolar de Cantanhede.

A 1 de março, no qual se celebra o Dia Internacional da Proteção Civil, a Escola João Bacelar, na Tocha, recebe duas ações de sensibilização: uma sobre o Risco e outra sobre o uso de extintores.

PUBLICIDADE

publicidade

Os mesmos temas são abordados no dia seguinte, 2 de março, na Escola Secundária Lima-de-Faria, enquanto na Escola Técnico Profissional de Cantanhede decorre uma ação de sensibilização para o Risco.

Na sexta-feira, 3 de março, realiza-se um simulacro de incêndio rural no lugar de Porto de Carros, freguesia de Murtede, cujo objetivo é fomentar comportamentos de segurança, bem como operacionalizar a articulação entre os agentes de Proteção Civil. Na mesma localidade decorre, de seguida, a apresentação do programa “Aldeia Segura – Pessoa Segura”.

Ainda neste dia decorre, à noite, uma ação de sensibilização sobre “Condução e Segurança em Máquinas Agrícolas – Legislação e produtos fitofármacos”, a realizar na sede da Junta de Freguesia da Sanguinheira.

Para sábado, 4 de março, a freguesia de Febres acolhe uma ação de sensibilização subordinada ao tema “Queimas em Segurança”.

As atividades da “Semana da Proteção Civil” são desenvolvidas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil em parceria com os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, a Guarda Nacional Republicana, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e os demais agentes de Proteção Civil com intervenção na área geográfica do Município.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE