Primeira Página

Projeto piloto para identificar situações de pobreza energética em Arganil

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 26-01-2024

Está a ser desenvolvido um projeto que vai permitir encontra soluções para combater situações de pobreza energética no concelho de Arganil e na região.

PUBLICIDADE

Em causa está a criação de uma ferramenta para identificar e mapear situações de pobreza energética, identificar tipologias de edifícios e definir soluções para aplicar em Arganil e noutros concelhos da região Centro.

“Deste projeto serão retiradas conclusões que vão ajudar a perceber quais as melhores soluções técnicas para cada tipologia de habitação, incluindo casas de xisto, habitações em alvenaria dos últimos 50 anos, prédios multifamiliares ou moradias isoladas”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa.

PUBLICIDADE

Este projeto piloto resulta da parceria estabelecida entre o Município de Arganil, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e a Universidade Nova de Lisboa.

“O que vai ser feito em parceria com a equipa da Universidade Nova é identificar as soluções mais adequadas para cada tipo de construção, quer ao nível de telhados, quer ao nível de janelas ou fachadas”, acrescentou.

PUBLICIDADE

publicidade

Este instrumento visa priorizar famílias vulneráveis em cada freguesia do concelho, implementando medidas que permitam resolver os problemas de isolamento existentes e aumentar as condições de conforto.

Luís Paulo Costa, que participou na Conferência Internacional Anual do Centro Consultivo sobre Pobreza Energética, realizada em Varsóvia, na Polónia, destaca a importância do projeto diante de um desafio a que é urgente dar resposta.

“Trata-se de um projeto que dá resposta às necessidades das nossas famílias, que enfrentam, por um lado, o aumento dos preços da energia, e, por outro, as consequências negativas que as casas sem conforto térmico e mal isoladas têm na sua saúde”. A ferramenta que está a ser desenvolvida contribui “para a saúde e bem-estar das famílias e para a redução da fatura energética”.

Ao proporcionar uma visão e compreensão detalhadas da realidade local, esta ferramenta inovadora vai possibilitar definir e tipificar soluções personalizadas e adaptadas a cada situação.

O projeto piloto de “Desenvolvimento de uma ferramenta de diagnóstico e mapeamento que permita identificar as situações de pobreza energética em cada município da Região Centro” é resultado da candidatura apresentada pelo Município de Arganil e pela CCDRC à iniciativa da União Europeia “Energy Poverty Advisory Hub” (EPAH). Esta medida tem como objetivo erradicar a pobreza energética e acelerar a transição energética justa dos governos locais europeus.

A candidatura foi aprovada num contexto em que apenas foram aceites 30, abrangendo 51 municípios de 12 países da União Europeia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE