Coimbra

Coimbra: Projeto de iluminação pública inteligente “Luxifer” foi o vencedor do “Future City Challenge” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-07-2021

Decorreu esta manhã, nos claustros do Convento São Francisco, a exibição dos nove projetos finalistas da 1ªedição do Future City Challenge ,uma competição que estimulou o desenvolvimento de soluções que utilizem IoT para “tornar a cidade de Coimbra mais eficiente e sustentável e melhorar, assim, a vida dos habitantes”. A ideia vencedora desta primeira edição da competição foi “Luxifer”- um dispositivo que controla a iluminação pública LED “adaptando-a ao conforto, ao tráfego e à segurança”.

PUBLICIDADE

A equipa do projeto vencedor, Luxifer, é formada por João Ferreira e João Cardoso, ambos alunos de Engenharia Eletrotécnica no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC). A dupla recebeu o prémio monetário de 5.000€, oferecidos pela Critical Software, e três meses de incubação no Nest Collective, incluindo mentoria e acesso aos seus espaços e serviços.  

João Ferreira explicou ao NDC que o Luxifer “é um controlo inteligente de luminária LED, que pode ser aplicado por exemplo aqui na cidade de Coimbra”, que como já tem o sistema de iluminação implementado “é só aplicar o dispositivo eletrónico na iluminação já instalada”.

PUBLICIDADE

 

A equipa acrescentou que com este sistema é “possível reduzir o consumo energético para mais de metade, o que se pensarmos a uma escala maior, a nível urbano, estamos a falar de uma grande redução”.

PUBLICIDADE

publicidade

A visita contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, de Gonçalo Quadros, Chairman da Critical Software, de Miguel Antunes, diretor do Nest Collective e ainda de Daniel Roque Gomes, vice-presidente do Instituto Politécnico de Coimbra.

Para além da ideia vencedora, estiveram a concurso “Underground Scanning”, uma aplicação que identifica fugas de água e infiltrações usando sismógrafos, “UrsoVerde – o Amigo Virtual”, um dispositivo que monitoriza e aconselha o comportamento, estilo de vida e a participação nos domínios da cidadania, “Sustainable Irrigation”, uma plataforma que controla a irrigação nas zonas verdes públicas de forma a otimizar o consumo de água, “WasteTracker”, um dispositivo que capacita o sistema de recolha de resíduos com a monitorização da ocupação em volume de cada contentor.

Na área da monitorização dos transportes, foram apresentadas o “GiroBike”, uma aplicação que mapeia automaticamente rotas oficiais e não oficiais de e para ciclistas, o “Where’smyBUS”, uma aplicação móvel para os utilizadores que localiza autocarros em tempo real, o “MoCI – Mobile City Interface”, uma aplicação que classifica os locais de acordo com a temperatura e a qualidade do ar e localiza transportes públicos, e o “TrafficLight”, um dispositivo que mede o fluxo do tráfego em tempo real e atua no sentido de melhorar a qualidade de vida. 

Manuel Machado elogiou todas as ideias expostas em protótipo e acrescentou que “são uma semente os nossos serviços em áreas tão importantes como os transportes, a mobilidade, como a organização do espaço e do território, a circulação nas nossas vias, como os SMTUC e o transporte do MetroBus que vão beneficias deste trabalho, da inovação tecnológica e investigação científica”.

“A busca pela eficiência energética é evidente em praticamente todos os projetos, pela educação ambiental, para aumentar dispositivos de alerta para a limpeza urbana ou despejar os caixotes de lixo que podem estar superlotados e temos aqui invenções notáveis que podem ajudar o sistema a ser muito mais eficaz e rentável. Tudo isto se insere numa estratégia de promover iniciativas que criam condições melhores para a cidade do futuro, que é claro que é Coimbra”, finaliza o autarca.

O Future City Challenge – Coimbra é uma competição promovida pelo Fikalab, laboratório de inovação da Critical Software e contou com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, do Centro de Ecologia Funcional, do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, da Escola Superior Agrária, do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra e do Nest Collective.

O diretor de Inovação da empresa tecnológica Critical Software, Bernardo Patrão, reforçou que o principal objetivo com esta iniciativa é o de “trazer os cidadãos de forma ativa para trabalharem em projetos que possam ser interessantes para a cidade e que nos ajudem a identificar também os problemas que a cidade pode ter”.

“O júri deliberou e a a vitória do projeto (Luxifer) deve-se a um conjunto de critérios, a nível da inovação, da execução em si, do protótipo que foi apresentado, a qualidade da equipa, a exequibilidade de um projeto deste género numa cidade”, afirmou Bernardo Patrão.

O responsável de Inovação da Critical Software garantiu que vai acontecer uma segunda edição da iniciativa e que “estamos a considerar espalhá-lo e fazê-lo noutras cidades onde temos também presença, já que a Critical Software neste momentos está em cidades como Lisboa, Porto, Viseu, Tomar e Vila Real e temos também essa ambição”, finalizou diretor de Inovação da tecnológica conimbricense.

A iniciativa foi também desenvolvida para promover o uso da rede The Things Network (TTN), trazida para a cidade pelo Fikalab e pela Critical Software, e à qual se juntou recentemente a Câmara Municipal de Coimbra. A parceria prevê várias ações de colaboração para ambas as partes, incluindo a instalação de uma gateway na Câmara Municipal.

Pode ver os vídeos dos diretos NDC, não só do momento do anúncio dos vencedores, mas também da visita por todos as nove ideias finalistas:

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE