Coimbra

Projeto de Coimbra percorre Aldeias do Calcário para promover vida saudável

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-07-2019

Um projeto da Universidade de Coimbra, do Instituto Pedro Nunes e do University Medical Center Groningen, na Holanda, que tem como objetivo a promoção de estilos de vida saudável, percorre este ano as Aldeias do Calcário, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

“As atividades para 2019 já estão a ser preparadas e incluem um serviço comunitário móvel em zonas com baixa literacia em saúde e com populações rurais e isoladas”, sintetiza uma nota de imprensa do Instituto Pedro Nunes enviado à agência Lusa.

As Aldeias do Calcários situam-se na Serra do Sicó, nos distritos de Coimbra e de Leiria.

PUBLICIDADE

O HeaLIQs foi distinguido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia pelo trabalho na área da saúde.

“O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) distinguiu o projeto HeaLIQs (Quarteirão de Inovação de Estilos de Vida Saudável para Cidades e Cidadãos) pelo seu notável trabalho na melhoria dos cuidados de saúde desenvolvido em 2018”, explica o comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto tem como objetivo a promoção de estilos de vida saudável e pretende divulgar instrumentos tecnológicos de ‘startups’ locais, promovendo a interação entre cidadãos, academia local, PME’s (Pequenas e Médias Empresas) e Governo.

“Para 2019, as atividades do HeaLIQs incluem um serviço comunitário móvel em zonas com baixa literacia em saúde e com populações rurais e isoladas e, em Portugal, este serviço irá funcionar dentro de uma carrinha que vai circular na Rede das Aldeias do Calcário”, adianta o documento.

Os participantes, explica o comunicado, “sempre acompanhados por um dos voluntários do projeto, terão um circuito predefinido a seguir, planeado em detalhe pela equipa de profissionais de saúde responsável pelo HeaLIQs, para avaliar o estilo de vida de cada um”.

No decorrer desta iniciativa, “haverá também um forte foco na promoção de hábitos de vida saudáveis”, acrescenta o documento, que explica que, desta forma, o serviço de comunidade móvel trabalhará em “zonas com baixa literacia em saúde e com populações rurais e isoladas”.

Em 2018, o projeto “apostou em aumentar a visibilidade pública da investigação regional na área de vida saudável e envelhecimento ativo com a realização de dois eventos públicos em Coimbra e em Groningen, duas cidades/regiões de referência europeia em matéria de envelhecimento ativo e saudável”.

O comunicado lembra que, em Coimbra, a Universidade e o Instituto Pedro Nunes organizaram, durante os Jogos Europeus Universitários (EUSA Games), o evento “Praça Vida +” para avaliar a saúde da população e aconselhar sobre estilos de vida mais saudáveis.

“A iniciativa disponibilizou questionários e tecnologias para a avaliação da saúde e estilo de vida das pessoas, informação sobre programas e projetos europeus nestas áreas e uma zona de testes e cocriação de produtos e serviços de empresas e entidades locais em fase de desenvolvimento”, recorda.

O HeaLIQs é um projeto financiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, um organismo da União Europeia criado em 2008 para reforçar a capacidade de inovação da Europa.

IYN // SSS

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE