Região

Projeto de Arganil dá informações sobre doenças que afetam homens ao mesmo tempo que foram à “Barbearia do Senhor”

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 24-11-2023

Um grupo de clientes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) Coimbra foi à barbearia. A iniciativa inseriu-se na adesão do Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão (CACI) de Arganil da APPACDM Coimbra ao movimento internacional Movember.

PUBLICIDADE

O projeto do CACI de Arganil inclui informar os clientes e famílias, fóruns de aprendizagem para explicar o movimento Movember ou Novembro Azul e sobre as diversas doenças que afetam os homens, além do apoio da “Barbearia do Senhor” para os cortes de barba e cabelo.

Para que os clientes possam ser agentes de mudança, detentores de conhecimento, foi realizado um workshop que lhes permitiu adquirir informação, capacitação e empoderamento. Foi explicado de forma simples o que é o cancro (origem e desenvolvimento) e sintomas de alerta.

PUBLICIDADE

Nesta sessão, o tema da Doença Mental foi levado a debate entre o auditório, tentando que os próprios percebessem quais os sinais de alerta e como proceder em caso de necessidade de ajuda deles próprios ou de alguém ao seu redor. Por isso, no dia em que se deslocaram à “Barbearia do Senhor” levaram consigo um utensílio mais poderoso do que as tesouras que lhes moldaram os rostos: o conhecimento.

Outros objetivos deste projeto passam por fotografar os clientes da instituição com os novos cortes de cabelo/barba, colocando as imagens nas redes sociais para demonstrar apoio ao Movember. Acresce a partilha da campanha com entidades como as associações portuguesas de Doentes da Próstata e de Urologia ou a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

PUBLICIDADE

publicidade

“Ao seguirmos um movimento que rapidamente ganhou relevância e protagonismo global estamos a abrir os horizontes dos nossos clientes e a contribuir para que sejam pessoas informadas, conscientes e agentes de mudança”, explica a presidente da APPACDM Coimbra, Helena Albuquerque, sobre os objetivos deste projeto.

“Ao mesmo tempo, ao valorizarmos a fisionomia dos nossos clientes, estamos a aumentar-lhes a confiança, autoestima e amor próprio, tudo valores que a APPACDM Coimbra muito respeita e tenta promover todos os dias”, salienta Helena Albuquerque, que conclui que “a participação da APPACDM Coimbra em movimentos coletivos nacionais e/ou internacionais de ativismo humanista faz parte da nossa maneira de estar e da nossa forma dinâmica de nos incluirmos socialmente. A aceitação da diferença deve vir como corolário natural de uma visão global do mundo em que vivemos, mais humanista, equitativa e empática.”

O CACI de Arganil da APPACDM Coimbra tem 39 clientes com deficiência intelectual, 25 homens e 14 mulheres, com idades compreendidas entre os 19 e os 77 anos. Sendo os clientes masculinos a maioria, a respetiva média de idades é de 37,5 anos: o mais novo tem 19 e o mais velho 56. Todos têm deficiência intelectual e comorbilidades que atingem a maioria dos homens.

O “Movember” ou Novembro Azul é um movimento solidário internacional que visa alertar e consciencializar a sociedade civil para as doenças que afetam o sexo masculino, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce dos cancros da próstata e testículos, doença mental e suicídio masculino.

As campanhas podem ser realizadas por entidades ou a título individual. A ideia original passa por os homens deixarem crescer um bigode (Movember = Moustache + November), fotografando-o e divulgando essa imagem como forma de apoiar as causas defendidas pelo Movember.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE