Primeira Página

Projeto da ULS Coimbra é finalista da Bolsa “Capital Humano em Saúde”

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 20-02-2024

Já são conhecidos os projetos eleitos para a última fase da 4ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde”, este ano com o tema “Como gerir a transição para Unidade Local de Saúde, para mais colaboração das pessoas e melhor integração de cuidados”.

PUBLICIDADE

Em representação da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra), o projeto “Avaliação da Satisfação dos utentes na ULS Coimbra”, desenvolvido no Hospital de Cantanhede, é um dos oito projetos escolhidos para o Bootcamp preparatório que decorrerá já no dia 22 de fevereiro, focado em diagnosticar as necessidades e problemas atuais na gestão da transição de cada instituição.

“Um dos eixos estratégicos da ULS Coimbra é a promoção da integração de cuidados e a inovação, visando o bem-estar e a satisfação dos utentes”, frisa Áurea Andrade, Enfermeira Diretora da ULS Coimbra. “A recente reestruturação do Serviço Nacional de Saúde em Unidades Locais de Saúde evidencia esta necessidade de prestação de cuidados em proximidade, desígnio que só pode ser efetivo ouvindo todos os utentes”, acrescenta.

PUBLICIDADE

Com o projeto apresentado a ULS Coimbra pretende, através da avaliação da satisfação dos utentes, medir a qualidade dos serviços prestados e identificar áreas que necessitam de melhorias. Segundo Luís Claro, enfermeiro responsável pela área de formação do Hospital de Cantanhede, “está padronizada a existência de livros de reclamações e elogios nas organizações portuguesas, mas estes instrumentos não nos dão dados suficientes para uma implementação fundamentada de alterações na estrutura, nos processos, nos resultados ou na motivação das equipas”.

A Bolsa “Capital Humano em Saúde” é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e tem como objetivo reconhecer e potenciar o capital humano do Serviço Nacional de Saúde (SNS), dotando os seus profissionais de competências para promover as mudanças necessárias.

PUBLICIDADE

publicidade

No final da fase “Bootcamp – Desafios da Transição” serão apresentados os projetos finais, na Conferência de VALOR APAH, e selecionados os dois projetos vencedores que terão acesso a uma bolsa para a implementação do projeto, com o apoio da consultora nobox.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE