Coimbra

Projeto da nova estátua a D. Afonso Henriques será conhecido em outubro

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 12-04-2023

O município de Coimbra quer apresentar o projeto da escultura a D. Afonso Henriques no próximo dia 5 de outubro, data em que se comemoram 880 anos do encontro de Zamora. Neste momento, e de acordo com o presidente da câmara José Manuel Silva, a ideia está a ser projetada por uma comissão científica indicada pelo município.

PUBLICIDADE

As únicas certezas são que a escultura será instalada na Praça das Cortes (zona de estacionamento junto ao Estádio Universitário) e que, ao contrário da escultura de Dinis Ribeiro – que ali vai ficar durante alguns dias antes de viajar para Lisboa e Zamora – “estará virada para Sul”. “Esta escultura está virada para a cidade (norte), o que me parece bem”, afirmou o autarca na cerimónia de acolhimento a esta obra de arte.

Questionado sobre o facto da escultura não ser colocada na avenida com o seu nome, José Manuel Silva explicou que a sua extensão não permite receber esta obra, tendo a autarquia optado pela praça em Santa Clara.

PUBLICIDADE

Sobre a possibilidade de haver uma maior divulgação, junto dos turistas, dos dois primeiros reis de Portugal se encontrarem sepultados na Igreja de Santa Cruz, o presidente realçou a necessidade de se criarem “novos circuitos e novas narrativas” e, depois, “venderem” aos operadores turísticos esta riqueza patrimonial da cidade.

As declarações aconteceram à margem da cerimónia de acolhimento da escultura de Dinis Ribeiro que retrata um jovem Afonso na puberdade. Uma obra de arte com seis metros de altura e que pesa quase 15 toneladas.

PUBLICIDADE

publicidade

Carregue na galeria relativa à cerimónia de acolhimento da escultura de Dinis Ribeiro

Veja o Direto NDC com o presidente da câmara de Coimbra, José Manuel Silva

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE