Coimbra

Proibido estacionar na Calçada Santa Isabel. “Obra começou ao contrário”! (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 09-11-2021

O risco do muro ruir na calçada Santa Isabel, em Santa Clara, leva a autarquia de Coimbra a proibir o estacionamento nesta artéria emblemática da cidade, como disse ao Notícias de Coimbra (NDC) a vereadora Ana Bastos.

PUBLICIDADE

“Estamos a adotar medidas no sentido de controlar o uso da calçada Santa Isabel, vamos ter que proibir o estacionamento, para minimizar o peso junto ao muro, pois pode agravar a situação de ruína”.

A abertura de concurso público para a estabilização na encosta desta calçada, foi aprovada por unanimidade, ontem, na reunião da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

Trata-se de uma empreitada no valor de 360 mil euros mais IVA, com um prazo de execução de 150 dias, mas a vereadora da coligação Juntos Somos Coimbra diz que é necessário “no mínimo 6 meses para a obra iniciar”, contemplando “a projeção de betão a alta pressão, no sentido de estabilizar as zonas de vazio e conjuntamente há pregagens do muro ao solo”.

“O objetivo do executivo foi nesta fase lançar o mais rapidamente possível a reabertura do processo, em vez de estar a rever todo o procedimento e com isso o risco de derrapagem temporal dada a urgência desta obra”, frisa Ana Bastos.

PUBLICIDADE

publicidade

O inverno e as consequentes chuvas são uma preocupação da autarquia, que afirma que a alternativa”enquanto as obras não começam, será no sentido da prevenção, por isso “impedir o estacionamento com meios físicos de modo a garantir a sua estabilidade”, concluiu.

Importa lembrar que as intervenções na histórica calçada tiveram início em abril de 2020 e não há fim à vista. De acordo com a vereadora responsável pelos pelouros da gestão urbanística, fiscalização, infraestruturas e espaços públicos vão ser necessárias empreitadas complementares nesta artéria.

Ao NDC, a proprietária do Café Rainha, Lurdes Peixoto diz” que as obras estão paradíssimas, e há muito prejuízo para os comerciantes” desta zona de Santa Clara. Notando que “antes das obras começarem já se sabia do problema dos muros.Andam a gastar dinheiro inutilmente porque toda a gente sabe que está para cair”.

Esta comerciante reforçou que “deviam ter começado pelos muros e depois fazer as restantes obras”. Opinião corroborada pela vereadora Ana Bastos, “de facto a obra começou ao contrário, em primeiro lugar há que estabilizar os muros, só depois é que se deve fazer o trabalho de requalificação”.

Veja o direto NDC na calçada Santa Isabel:

Veja o direto NDC com a vereadora da Câmara de coimbra, Ana Bastos:

Veja o direto NDC com Lurdes Peixoto:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE