Região

Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” avança em Penacova

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 18-03-2022

A Câmara Municipal de Penacova aderiu ao programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” foi hoje anunciado. “Proteger e preparar os aglomerados populacionais para a ocorrência de incêndios rurais é o objetivo deste programa que o município de Penacova começou a implementar no seu território.

PUBLICIDADE

Numa primeira fase, a intenção é chegar a mais de duas dezenas de aglomerados, mais expostos ao fogo., revela o comunicado da autarquia enviado ao Notícias de Coimbra.

As primeiras sessões de divulgação do programa, promovidas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, já aconteceram na União das Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego e Juntas de Freguesia de Penacova e Sazes de Lorvão.

PUBLICIDADE

O programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, criado após os grandes incêndios de 2017, prevê um conjunto de medidas de autoproteção junto das populações, criação de faixas de gestão de combustível, circuitos de evacuação e locais de abrigo e a designação de um oficial de segurança local que estabelece a ligação entre a população e as autoridades em caso de catástrofe.

 “Temos de estar preparados para a ocorrência de fogos cada vez mais severos e tudo devemos fazer para tentar mitigar os seus efeitos. Precisamos incutir na população medidas de autoproteção que ajudem a salvaguardar pessoas e bens. Num concelho como o nosso onde a floresta domina a paisagem é importante avançar com um programa como este”, sublinha o presidente da câmara, Álvaro Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Na freguesia de Penacova, as aldeias de Chainho, Belfeiro e Carvalhal de Mançores terão como oficiais de segurança local, Joaquim Amaral, Carlos Amaral e Armindo Pessoa, respetivamente.

Na união das freguesias de São Pedro de Alva e São Paio de Mondego, as aldeias do Lufreu, Ribeira e Hombres terão como elos de ligação, João Marques, Manuel Pereira e António Marques.

Por seu turno, a freguesia de Sazes do Lorvão, terá como oficiais de segurança local, João Alves para os lugares de Covas e Azevinheiro, Pedro Albuquerque, na Ponte da Mata, Fernando Carvalho em Palmares e Álvaro Martinho em Cácemes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE