Educação

Professores pedem novas negociações em carta aberta ao ministro

Notícias de Coimbra com Lusa | 11 meses atrás em 12-06-2023

A plataforma de nove organizações sindicais enviou esta segunda-feira uma carta aberta ao ministro da Educação em que pede a reabertura das negociações para resolver os problemas do setor, insistindo na recuperação do tempo de serviço.

PUBLICIDADE

“Face à situação em que nos encontramos, que resulta da ausência de resposta às propostas apresentadas por estas organizações sindicais, reafirmamos total disponibilidade para retomarmos o diálogo e a negociação consequentes”, começam por escrever, para pedir, de seguida, “igual disponibilidade da parte dos responsáveis do Ministério da Educação”.

Na carta enviada hoje à tutela, as nove organizações sindicais, que incluem as federações nacionais da Educação e dos Professores (FNE e Fenprof) acusam o executivo de ter ignorado as propostas enviadas no início do ano letivo.

PUBLICIDADE

“Sofremos hoje as consequências da ausência de medidas apropriadas para superar os problemas”, continuam, referindo matérias concretas como a falta de professores, o trabalho burocrático dos professores, a avaliação de desempenho, a monodocência, aposentação, concursos e a atratividade da profissão docente.

A discussão de algumas destas questões está prevista pelo Ministério da Educação, que está a preparar propostas sobre a burocracia e a monodocência. Quanto a outras, já foram objeto de negociação, sem receber o acordo dos sindicatos.

PUBLICIDADE

publicidade

São disso exemplo o novo regime de gestão e recrutamento de pessoal docente, que, de acordo com a tutela, permitirá reduzir a precariedade na profissão docente, e as medidas mais recentemente aprovadas para corrigir assimetrias decorrentes do congelamento da carreira.

Há, no entanto, um tema cuja discussão o executivo já afastou, mas que continua a ser a principal reivindicação dos professores: a recuperação do restante tempo de serviço que esteve congelado (seis anos, seis meses e 23 dias).

A reivindicação não ficou esquecida na carta aberta enviada ao ministro João Costa, em que a plataforma sindical recorda que, em março, já tinha apresentado uma proposta negocial precisamente sobre o tempo de serviço.

“As organizações sindicais privilegiam o diálogo e a negociação como caminho para a resolução dos problemas, pelo que reiteram a sua disponibilidade para tal. Admitem, mesmo, parar as greves e outras ações de luta e contestação que estão previstas até ao final do ano escolar, cabendo ao Ministério e ao Governo criar condições para tal e não aos docentes abdicarem da exigência da resolução de problemas que se arrastam há demasiado tempo”, referem.

Caso contrário, asseguram que “será com determinação acrescida que irá prosseguir a luta”.

Para já, as nove organizações sindicais têm convocadas greves às provas de aferição, às avaliações e aos exames do 9.º ano e ensino secundário.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE