Coimbra

Professora catedrática da FLUC eleita Presidente da Comunidade das Universidades do Mediterrâneo

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 29-06-2021

Cristina Robalo Cordeiro, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), acaba de ser eleita Presidente da Comunidade das Universidades do Mediterrâneo (CMU), associação que reúne mais de 160 instituições de Ensino Superior.

PUBLICIDADE

Fundada em 1983, esta importante rede, parceira ONG da UNESCO, tem como finalidade, segundo os seus estatutos, afirmar o lugar da investigação científica e tecnológica assim como o da Cultura na solução de problemas criados pelo desenvolvimento dos países da bacia do Mediterrâneo. A CMU visa igualmente promover a cooperação científica estabelecendo laços entre as universidades e as instituições económicas e industriais de cada país, respeitando as diferenças nacionais.

Numa região e num período em que as tensões sociais e políticas são agravadas, a CMU é capaz, como o atesta a composição do seu Comité de Direção (onde se sentam, lado a lado, palestinianos e israelitas, turcos e gregos), de fazer prevalecer os interesses da Ciência e da Cultura, e sobretudo os dos cidadãos.

PUBLICIDADE

Questões tão cruciais quanto a água, a saúde, as redes de transportes e a educação são objeto de uma atenção constante por parte destes responsáveis empenhados na luta pela paz e pela compreensão mútua.

Que uma portuguesa esteja agora à cabeça desta associação – à qual a Universidade de Coimbra pertence há mais de 30 anos – recorda a antiga vocação mediterrânica de Portugal, o seu papel de mediador e o prestígio internacional da UC.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE