Mundo

Prisão perpétua para enfermeira que matou sete bebés

Notícias de Coimbra com Lusa | 8 meses atrás em 21-08-2023

 Uma antiga enfermeira que matou sete bebés e tentou matar outros seis num hospital do norte de Inglaterra foi condenada hoje a prisão perpétua efetiva, sem possibilidade de ser libertada.

PUBLICIDADE

Lucy Letby, que se recusou a comparecer em tribunal para a leitura da sentença, foi condenada à pena mais severa possível ao abrigo da lei britânica.

O juiz James Goss declarou que o número de mortes e de tentativas e a natureza dos crimes cometidos pela enfermeira de cuidados neonatais encarregada dos bebés de saúde mais frágil constituíam as “circunstâncias excecionais” necessárias para impor a chamada “ordem de prisão perpétua”, que é rara.

PUBLICIDADE

“Houve uma malevolência que raiou o sadismo na conduta”, vincou Goss, que referiu que “no decurso deste julgamento, [Letby] negou friamente qualquer responsabilidade pelos seus atos ilícitos”. 

“Não mostrou remorsos. Não há fatores atenuantes”, acrescentou.

PUBLICIDADE

publicidade

A prisão perpétua é usada para castigar autores de crimes excecionalmente graves e só foi aplicada antes a apenas três outras mulheres.

Letby, de 33 anos, foi considerada culpada por um júri do tribunal criminal de Manchester na sexta-feira após 22 dias de deliberação, que culminaram dez meses de julgamento. 

“Acho que nunca iremos ultrapassar o fato de a nossa filha ter sido torturada até não ter mais forças para lutar e de tudo aquilo por que passou ao longo da sua curta vida ter sido feito deliberadamente por alguém que era suposto protegê-la e ajudá-la a regressar a casa, onde ela pertencia”, disse a mãe de uma menina identificada como Child I, numa declaração lida hoje em tribunal.

As vítimas morreram na unidade neonatal do Hospital Countess of Chester, no noroeste de Inglaterra, entre junho de 2015 e junho de 2016.

A enfermeira foi acusada de deliberadamente ter feito mal a crianças recém-nascidas de diversas formas, incluindo injetando-lhes ar nas veias e enfiando ar ou leite nos seus estômagos através de sondas nasogástricas.

Foi também acusada de envenenar bebés ao adicionar insulina à alimentação intravenosa e interferir no sistema de entubação para respiração assistida.

Letby rejeitou todas as acusações.

O jornal The Guardian noticiou no domingo que a polícia suspeita que a enfermeira poderá ter atacado mais 30 bebés ao longo do estágio e carreira, mas que terão sobrevivido.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE