Economia

Secretário de Estado da Indústria vem a Coimbra apresentar Indústria 4.0

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 15-02-2017

 

PUBLICIDADE

O Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, visita, amanhã, dia 16 de fevereiro, a Universidade de Coimbra (UC), onde vai apresentar a iniciativa Indústria 4.0 – Economia Digital e assinar o primeiro protocolo de Cooperação para a promoção da iniciativa Indústria 4.0 – Economia Digital.

JOÃO VASCONCELOS

PUBLICIDADE

O governante é recebido na Porta Férrea, às 12:00 e segue para a Sala do Senado da Reitoria da UC, onde tem lugar a Sessão de Assinatura do Protocolo.

Pelas 12:45, João Vasconcelos vai conhecer o “Supercomputador da Universidade de Coimbra”. De seguida, o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, e o Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, recebem o governante num almoço.

PUBLICIDADE

publicidade

O momento servirá, segundo a UC,  para discutir a realidade, desafios e oportunidades do tecido empresarial de Coimbra, com ênfase no empreendedorismo.

Participam neste almoço os embaixadores do projeto Académica Start UC e um grupo de empreendedores e empresários da Região de Coimbra, além de outras personalidades, cujos nomes não foram divulgados pela UC.

Às 15:00, num evento aberto ao público, o Secretário de Estado da Indústria faz uma intervenção no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Outros oradores confirmados são a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, e a Diretora da FEUC, Teresa Pedroso de Lima.

Por volta das 16:00, o Secretário de Estado visita o laboratório de Robótica do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde conhecerá a investigação de Mohammad Safeea, estudante sírio que obteve 20 valores no Mestrado em Engenharia Mecânica.

João Vasconcelos conclui a sua passagem por Coimbra com uma visita à Feedzai, empresa de base tecnológica considerada como um dos casos de sucesso do concelho. A Feedzai iniciou a sua atividade, em 2009, na incubadora do IPN, e devido ao seu rápido crescimento, encontra-se atualmente na Aceleradora do IPN. 

Recorde-se que a estratégia nacional para a Indústria 4.0 – Economia Digital foi apresentada no último dia 31 de janeiro e é composta por 60 medidas, tanto de iniciativa pública, como privada, que abrangem aspetos diversos como a formação e capacitação de recursos humanos, a cooperação tecnológica e a adaptação legal e normativa das instituições envolvidas. Estas ações pretendem valorizar, promover e investir na digitalização da economia nacional.

Com a criação de um contexto ideal 4.0, gerador das condições necessárias para o desenvolvimento da indústria e serviços portugueses, espera-se acelerar a adoção das tecnologias e conceitos da Indústria 4.0 no tecido empresarial; promover empresas tecnológicas portuguesas a nível internacional; tornar Portugal um polo atrativo para o investimento no contexto Indústria 4.0; envolver cerca de 50 mil empresas e investir mais de 2 mil milhões de euros nos próximos anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE