Coimbra

Primeiro equipamento de tomografia computorizada do mundo foi instalado no CHUC

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 15-05-2018

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) afirma que tem instalado, desde fevereiro de 2018, no Serviço de Imagem Médica, o primeiro equipamento de Tomografia Computorizada instalado no mundo.

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado a NDC, o CHUC afirma que esta é uma geração disruptiva de equipamentos de Tomografia Computorizada, cujo último modelo foi lançada no Congresso da Radiological Society of North America, em Dezembro de 2017.

Esta nova geração de equipamentos está altamente focada na experiência do paciente, através do conceito mobile workflow que permite que os profissionais de saúde possam programar todo o exame ao lado do paciente maximizando assim a sua atenção no acompanhamento dos pacientes.

PUBLICIDADE

Outra das inovações é a tecnologia “Recon&GO” que automatiza toda a rotina de pós-processamento de imagens, aumentando assim a produtividade, disponibilizando de imediato imagens 2D e 3D, para o diagnóstico médico, acrescenta o CHUC.

Está também equipado com tecnologias inovadoras, de que é exemplo o Tin Filter, destinado a reduzir consideravelmente a dose de radiação-X, por exemplo nos exames de tórax, aumentando a segurança dos pacientes e criando melhores condições para a detecção precoce do cancro do pulmão, com doses até 10 vezes mais baixas segundo os primeiros resultados obtidos com este equipamento no CHUC.

PUBLICIDADE

publicidade

O hospital afiança que o equipamento “traz ainda vantagens adicionais em relação às versões anteriores desta plataforma, em particular capacidades acrescidas para o diagnóstico avançado nas área cardiovascular e de trauma, com um conjunto de aplicações de software inovadoras”. 

O CHUC não disponibilizou imagens do “primeiro equipamento de Tomografia Computorizada instalado no mundo”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE