Deputados

Primeira reunião da Assembleia da República com burburinho, ‘selfies’ e atrasos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 25-10-2019

A primeira sessão da XIV legislatura iniciou-se hoje em clima de burburinho e agitação nos corredores da Assembleia da República onde, por uma vez, não se ouviu a tradicional campainha para “chamar” os deputados.

PUBLICIDADE

Antes ainda das 09:30 já havia deputados no centro de acolhimento para tratar das formalidades e, à mesma hora, já pelo menos um parlamentar socialista estava sentado no seu lugar no hemiciclo, Ascenso Simões, eleito por Vila Real.

PUBLICIDADE

publicidade

E, em ambiente descontraído, quando faltavam 10 minutos para o início da sessão, à sala foram chegando mais deputados do PS e do PSD, tendo os parlamentares dos restantes partidos entrado já mais perto da hora.

No caso do BE, quando faltavam dois minutos para a hora marcada, Catarina Martins entrou no hemiciclo liderando todo o grupo, que teve que aguardar uns instantes para se sentar, tendo João Vasconcelos ajudado os novos parlamentares do partido a tomar os seus lugares nas filas mais atrás.

PUBLICIDADE

Novos e velhos deputados, independentemente do partido, foram-se cumprimentando efusivamente e houve até tempo para tirar fotografias deste primeiro dia.

Uma das selfies teve como interveniente André Silva, do PAN, tendo a nova líder da bancada do partido, Inês Sousa Real, feito questão de registar o momento em que o partido chegou à primeira fila do hemiciclo, agora que é um grupo parlamentar, num lugar que habitualmente estava reservado aos sociais-democratas.

À hora marcada para a sessão começar, às 10:00, o presidente cessante da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, entrou na sala e foi cumprimentando alguns deputados, de todos os partidos, demorando-se mais em conversas com às bancadas de esquerda.

No entanto, no centro da sala de sessões foi bem visível uma conversa de Ferro Rodrigues com o líder do PSD e de novo deputado, Rui Rio, que hoje regressou ao parlamento 18 anos depois.

Outro estreante que entrou antes da hora foi o deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, que saudou todo o CDS, incluindo a líder Assunção Cristas.

Cumprindo a praxe parlamentar, às 10:09 e sem a habitual campainha, foi a líder da bancada mais votada nas eleições de 06 de outubro, a socialista Ana Catarina Mendes, que abriu a sessão, convidando Ferro Rodrigues a dirigir os trabalhos.

Já Ferro estava a falar quando entrou atrasado no hemiciclo, às 10:12, o deputado único do Chega, André Ventura.

André Ventura começou por se tentar sentar, mas não conseguiu espaço para puxar a cadeira, o que obrigou a deputada centrista Ana Rita Bessa a levantar-se do seu lugar, sair para a fila de trás, a terceira, para permitir que André Ventura conseguisse finalmente ocupar o seu assento.

Já depois da sessão ter sido suspensa até às 15:00, o deputado único do Chega e o deputado do CDS-PP Telmo Correia trocaram algumas palavras, apontando para o lugar que agora pertence a André Ventura.

Já esta semana foi Telmo Correia que após uma conferência de líderes explicou aos jornalistas a dificuldade “prática” do lugar que foi atribuído a André Ventura, que segundo os centristas fica “dentro” do grupo parlamentar do CDS-PP e num lugar de difícil acesso.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE