Câmaras

Presidente diz que Municípios não receberam proposta para gerir postos de vigia de incêndios

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 26-02-2014

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, disse hoje que “o Governo não apresentou qualquer proposta” sobre a transferência dos postos de vigia para a deteção de incêndios para as autarquias.

PUBLICIDADE

“O Governo não apresentou qualquer proposta à ANMP sobre esta matéria”, disse à agência Lusa Manuel Machado, comentando as declarações do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, defendendo que a rede nacional de postos de vigia para deteção de incêndios, atualmente da responsabilidade da GNR, passe a ser gerida pelas autarquias locais.

“A GNR não deve ter. Mas este ano ainda vai ter” que gerir os postos de vigia, disse hoje Miguel Macedo aos deputados do Grupo de Trabalho para Análise da Problemática dos Incêndios Florestais, constituído no âmbito da Assembleia da República.

PUBLICIDADE

O ministro considerou que devem ser as autarquias locais a tomar conta da rede nacional dos postos de vigia para deteção de incêndios.

“Uma fórmula para esta matéria passaria pela contratualização com os municípios”, disse Miguel Macedo, adiantando que o investimento passa por “meios alternativos de vigilância”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para tal, e do ponto de vista tecnológico, a GNR está a estudar um conjunto de mecanismos nesta área, salientou.

Os 231 postos de vigia da GNR funcionam durante o verão e, nesses meses, costumam dar emprego a cerca de 1.000 pessoas.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE