Coimbra

Presidente da República “Namora” em Condeixa

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-04-2019

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, preside à sessão solene de abertura das comemorações do centenário de nascimento de Fernando Namora, que vai decorrer na segunda feira, 15 de abril, às 17 horas, no Museu PO.RO.S, em Condeixa.

PUBLICIDADE

A cerimónia assinala o arranque oficial do programa de comemorações da efeméride que decorrerá ao longo de um ano, até 15 de abril de 2020, com a realização de um congresso, exposições, concursos literários e de expressão plástica e um ciclo de cinema, entre outros eventos.

PUBLICIDADE

A receção ao chefe de Estado começará pelas 15 horas na Casa Museu Fernando Namora, onde nasceu o escritor, seguindo-se a inauguração de um painel de azulejos alusivo ao centenário de nascimento.

Uma hora depois, pelas 16 horas, já no Museu PO.RO.S, será inaugurada a exposição “Fernando Namora: Itinerário de uma Vida, Geografia de uma Obra” e apresentado o respetivo catálogo.

PUBLICIDADE

publicidade

A sessão solene está marcada para as 17 horas no auditório do Museu PO.RO.S, cuja entrada está condicionada à lotação da sala, terminando com um ‘Porto de Honra’.

“No centenário do seu nascimento a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova cumpre o seu dever, nunca esgotado, de evocar condignamente um dos maiores vultos da Literatura Portuguesa do século XX, lembrando a sua obra e o seu legado”, justifica Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

O autarca sublinha que “estas comemorações assumem particular importância junto das gerações mais novas, resgatando do esquecimento nacional um dos maiores mestres literários contemporâneos, que nos deu a honra de ser nosso concidadão”.

Na casa onde o escritor nasceu e viveu até aos 10 anos está sediada atualmente a Casa Museu Fernando Namora, aberta em 1990, um ano após a sua morte, onde se reconstituiu o seu escritório e se conservam diversos manuscritos e objetos pessoais.

Este espaço, tutelado pela Câmara Municipal de Condeixa, é hoje o principal polo de divulgação do legado do patrono e onde se desenvolve grande parte da dinâmica cultural do concelho.

Do programa evocativo do centenário de Fernando Namora destacam-se as atividades do 29º aniversário da Casa Museu, a realização de um congresso em finais de outubro repartido por Condeixa, Vila Franca de Xira e Lisboa, além da exposição “Fernando Namora: Itinerário de uma Vida, Geografia de uma Obra” que esta segunda feira se inaugura.

Com uma ampla produção literária, Fernando Gonçalves Namora (1919-1989) reuniu géneros tão diversos como o romance ou a poesia, a novela ou a biografia, com destaque para as narrativas dos cadernos de um escritor. Alguns dos seus livros foram adaptados ao cinema e traduzidos em diversas línguas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE