Educação

Presidente da Associação Académica de Coimbra quer uma academia e uma cidade mais inclusivas (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 12-12-2022

Avizinham-se tempos complicados e a Associação Académica de Coimbra (AAC) tem de estar na linha da frente para os enfrentar, salientou, esta segunda-feira, o presidente da Direção-Geral da AAC.

PUBLICIDADE

“Do ponto de vista social podemos esperar um agravamento nas desigualdades existentes, que se acentuarão e os mais desfavorecidos terão previsivelmente menos sucesso escolar e a tendência de abandono será crescente, realçou João Caseiro, que quer “uma academia e uma cidade mais inclusivas”.

O estudante sublinha que “a ação social será um pilar deste mandato, identificando os problemas e providenciando soluções práticas”.

PUBLICIDADE

O ensino superior “tem de se saber adaptar à evolução, tem de acompanhar o progresso,  conhecimento, a ciência e a tecnologia, através da inovação, das artes e das humanidades, possibilitando melhores condições de desenvolvimento pessoal, profissional e cultural a todas e todos, combatendo as desigualdades sociais”, enfatizou, acrescentando que a universidade tem de ser um espaço inclusivo, aberto a todas e todos os que são capazes e têm vontade de ser um contributo para a sociedade por via do conhecimento e da ciência”.

O aluno da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação diz que a “AAC quer contribuir para o desenvolvimento da UC, não só naquilo que baseia a sua estrutura, mas também no seu planeamento”, afirmando que uma universidade aberta e global é uma universidade atenta às necessidades da comunidade estudantil e presente na solução dos problemas e a aposta nos serviços de ação social vai definir os próximos anos da UC”.

PUBLICIDADE

publicidade

João Caseiro reforça que “o projeto Sentir Académica foi construído com o propósito de aproximar a AAC aos estudantes da Universidade de Coimbra, à cidade e às suas gentes”.

No seu discurso, o estudante agradeceu à Universidade de Coimbra pelo apoio e pela solidariedade demonstrada durante o mandato, sobretudo em março, que foi uma altura complicada para a AAC e a UC esteve presente.

Para o reitor Amílcar Falcão “os estudantes são o mais importante da instituição”, apelando a um trabalho conjunto para um objetivo comum. “A reitoria estará sempre do lado da AAC”, sublinhou.

Cesário Silva, que faleceu num acidente rodoviário em março, foi relembrado na cerimónia de tomada de posse dos novos Corpos Gerentes da Associação Académica de Coimbra, que decorreu, ao final da tarde desta segunda-feira  no Auditório Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Polo II.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE