Política

Presidenciais: RTP confirma debate hoje à noite com os sete candidatos

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-01-2021

A RTP vai fazer hoje o debate entre os sete candidatos às presidenciais, que esteve em dúvida depois do teste positivo ao novo coronavírus do Presidente e recandidato, Marcelo Rebelo de Sousa.

PUBLICIDADE

Está confirmada a emissão, esta terça-feira, a partir das 21h55, no Pátio da Galé, em simultâneo na RTP1 e na RTP3, do único debate televisivo entre todos os candidatos à Presidência da República.

PUBLICIDADE

O debate, que terá como protagonistas Marcelo Rebelo de Sousa, Marisa Matias, Ana Gomes, André Ventura, João Ferreira, Tiago Mayan e Vitorino Silva, será moderado pelo jornalista Carlos Daniel. A estação pública “esteve a aguardar informações concretas, por parte das autoridades de saúde, sobre o resultado dos testes a Marcelo Rebelo de Sousa e eventuais contágios”.
As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

A campanha eleitoral decorre entre 10 e 22 de janeiro, com o país a viver sob medidas restritivas devido à epidemia. Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

PUBLICIDADE

publicidade

Desde 1976, foram Presidentes António Ramalho Eanes (1976-1986), Mário Soares (1986-1996), Jorge Sampaio (1996-2006) e Cavaco Silva (2006-2016). O atual chefe de Estado, eleito em 2016, é Marcelo Rebelo de Sousa, que se recandidata ao cargo.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE