Política

Presidenciais: Ana Gomes sugere que Presidente da República e parlamento ponderem adiamento das eleições

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-01-2021

A candidata presidencial Ana Gomes afirmou hoje que o Presidente da República e parlamento devem ponderar adiamento das eleições presidenciais devido à evolução da pandemia de covid-19, dizendo não desejar esse cenário, mas assegurando que não se oporá.

PUBLICIDADE

Numa nota enviada à Lusa, a candidato defendeu que o Presidente da República “deverá naturalmente tirar consequências das previsões hoje feitas pelos especialistas” na reunião do Infarmed, na qual participou por videoconferência.

PUBLICIDADE

“Face aos dados hoje revelados imagino que também a Assembleia da República deva ponderar uma iniciativa no sentido do eventual adiamento das eleições presidenciais para data que permita a participação democrática e segura dos cidadãos e uma maior afluência às urnas sem riscos de saúde”, refere.

A candidata considera que não lhe compete tomar essa iniciativa, mas sim aos deputados e ao Presidente da República.

PUBLICIDADE

publicidade

“A mim, compete-me chamar a atenção para a gravidade da situação apontada pelos especialistas. Desde já adianto que não me oporei a um eventual adiamento das eleições presidenciais. Não o desejo – mas não me oporei”, refere.

A antiga eurodeputada do PS assegura que estará de acordo “se os órgãos democráticos competentes entenderem que o adiamento das eleições presidenciais (para um período de maior normalidade) contribui para uma maior participação nas eleições e para diminuir os riscos de segurança sanitária, isto é, para valorizar o ato eleitoral e a qualidade da democracia”

“Repito, não o desejo – mas não me oporei”, sublinhou a candidata numa posição enviada à Lusa e sintetizada num vídeo divulgado na sua conta de Twitter, que foi retirado por alguns minutos, mas depois novamente publicado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE