Mundo

Presidência russa escusa-se a confirmar candidatura de Vladimir Putin a novo mandato em 2024

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 06-11-2023

A presidência russa (Kremlin) escusou-se hoje a confirmar informações de que Vladimir Putin decidiu candidatar-se a um novo mandato presidencial nas eleições previstas para março de 2024.

PUBLICIDADE

“Putin ainda não fez qualquer declaração sobre este assunto. E a própria campanha ainda não foi anunciada oficialmente”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à agência russa TASS.

Peskov comentava uma notícia da agência britânica Reuters, citando fontes que pediram para não serem identificadas, de que Putin tinha alegadamente decidido concorrer às eleições.

PUBLICIDADE

Segundo a TASS, o Conselho da Federação vai decidir a data das eleições em dezembro.

Depois da marcação das eleições, os partidos políticos devem realizar congressos para nomear oficialmente os candidatos.

PUBLICIDADE

publicidade

Putin tem o direito de se candidatar a um novo mandato, mas ainda não se pronunciou sobre o que fará, acrescentou a agência oficial russa.

Vladimir Putin, 71 anos, antigo diretor do Serviço Federal de Segurança (FSB, sucessor do soviético KGB), está no poder há mais de 20 anos, entre presidente e primeiro-ministro.

Nas eleições de 2018, Putin concorreu como independente – e não pelo seu partido Rússia Unida – e foi eleito com 77,5% dos votos, contra 11,9% do segundo mais votado, o candidato comunista Pavel Grudinin.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE