Vamos

Prepare-se! Há um novo radar que consegue ver o que está a fazer dentro do carro

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 12 meses atrás em 17-05-2023
 

Chegou ao Reino Unido o primeiro radar de velocidade com recurso a inteligência artificial e já é polémico!

O aparelho já foi instalado e a sua tecnologia avançada é capaz de observar os condutores a partir do interior dos seus próprios veículos, é o que indica um artigo da Men’s Health. Significa que os condutores podem agora ser apanhados por uma série de contraordenações rodoviárias como guiar sem cinto de segurança ou utilizar telemóveis.

PUBLICIDADE

“A nova unidade de Inteligência Artificial (IA) tem esta nova capacidade graças a um radar 4D de alta qualidade e câmaras de alta resolução. E desengane-se se acha que este radar serve apenas para aplicar multas aos condutores. Na verdade, tem outra funcionalidade: pode ser ligado às bases de dados da da agência Driver and Vehicle Licensing Agency e da polícia para verificar o registo fiscal e o seguro de um determinado condutor”, lê-se na publicação.

A câmara tem capacidade para observar até seis faixas de rodagem e pode mesmo trabalhar em conjunto com outras unidades para verificar as velocidades médias em toda a estrada. Embora estes novos dispositivos possam, eventualmente, revolucionar a segurança rodoviária com esta tecnologia de vigilância, nem todos estão de acordo.

PUBLICIDADE

Nas redes sociais há quem critique estes radares por invadirem a privacidade dos condutores, apelidando-as de “máquina de dinheiro do Big Brother”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE