Região

Prédios da Defesa Nacional na Figueira da Foz vão ser reabilitados

António Alves | 10 meses atrás em 14-07-2023

Os dois prédios da Defesa Nacional na Figueira da Foz, que estão abandonados há quase duas décadas, vão ser reabilitados. Pedro Santana Lopes, presidente da câmara, elogiou a postura da ministra da Habitação, Marina Gonçalves, em todo este processo.

PUBLICIDADE

O anúncio teve lugar esta sexta-feira, 14 de julho, durante a cerimónia de assinatura dos contratos de comparticipação destinados à reabilitação de 145 fogos em vários bairros do concelho. A sessão decorreu na Leirosa onde já estão a decorrer intervenções no âmbito da eficiência energética.

Os dois edifícios em causa vão passar para a posse da autarquia figueirense e a forma como eles irão ser requalificados será enquadrada num programa que envolve a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), cabendo a esta entidade a parte respeitante à capacidade de endividamento.

PUBLICIDADE

Pedro Santana Lopes desconhece ainda qual o futuro destes 24 apartamentos. Renda a preços controlados ou habitação para estudantes são as principais hipóteses.

Para já, há que decidir a forma como eles irão ser reabilitados. O seu elevado estado de degradação pode indicar que, na hora das obras, seja preferível demolir e construir de novo. “Estou à espera que me digam se não vale mais a pena construí-los de novo”, afirmou Pedro Santana Lopes aos jornalistas.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o Direto Notícias de Coimbra com as declarações de Pedro Santana Lopes

 

Os protocolos assinados esta sexta-feira, 14 de julho, apontam para um investimento de 5,6 milhões de euros, mais IVA, na reabilitação de 145 fogos de Habitação Social: 16 apartamentos na Quinta das Recolhidas, 41 fogos na Vila Robim, 62 fogos na 1ª fase da Leirosa e 26 apartamentos na 2ª fase da Leirosa e Bloco das Viúvas.

Ao mesmo tempo, foi também assinado um aditamento aos acordos de colaboração do município figueirense com a empresa municipal Figueira Domus no valor de 10 milhões de euros.

Carregue na galeria e vejas os principais momentos da sessão

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE