Portugal

Prato da semana: Massa de ar polar. É congelada!

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 10-01-2024

Imagem: ´Depositphotos.com

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se, a partir de quinta feira, dia 11, um acentuado arrefecimento, resultante de uma frente polar, com mínimas ente o -6º graus na Serra da Estrela e os 4 em Coimbra e Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

SERRA DA ESTRELA

COIMBRA

PUBLICIDADE

FIGUEIRA DA FOZ

O Departamento de Saúde Pública da ARS Centro, através da  coordenação regional do Plano de Saúde Sazonal Outono-Inverno 2023-2024,  recomenda à população: 

PUBLICIDADE

publicidade

1 -Vacine-se. A vacinação contra a gripe e a COVID-19 é especialmente importante  em idosos e em portadores de doença crónica, mas também nos seus cuidadores.

2- Lave as mãos com frequência, com água corrente e sabão ou sabonete líquidos.  Na impossibilidade de o fazer, higienize as mãos, friccionando-as (palma e  “costas” e espaços entre os dedos) com solução antissética de base alcoólica  (SABA). 

3-Respeite a etiqueta respiratória: cubra a tosse ou espirro com o cotovelo e utilize  lenços descartáveis de papel. 

4- Use máscara em espaços fechados e pouco ventilados ou sempre que se  desloque a uma instituição prestadora de cuidados de saúde. 

∙5- Contacte a linha SNS 24 (808 24 24 24 – custo de chamada local) sempre que  necessite de cuidados de saúde. Evite os serviços de urgência, exceto quando  absolutamente necessário e aguarde, no conforto da sua casa, pela triagem e  orientação do SNS 24. 

6 -As entidades prestadoras de cuidados de saúde deverão reforçar as medidas previstas  nos respetivos planos de contingência, em estreita articulação com as equipas locais do  PPCIRA.  

7- Evitar aglomerações de doentes, designadamente em salas de espera e  assegurar a eficiente renovação de ar, mantendo o necessário conforto térmico.

8- Aos doentes com clínica sugestiva de infeção deverá ser oferecida uma máscara  cirúrgica e ensinada a sua correta colocação e retirada. 

9- Reforçar a higienização das mãos, por parte dos profissionais de saúde e público  utente, mediante a disponibilização de dispensadores de solução antissética de  base alcoólica (SABA). 

10- Ajustar, nos períodos de maior atividade epidémica, o número de visitas por  doente e a duração da visita. 

11 – Promover ativamente a vacinação contra a gripe sazonal e a COVID-19 junto dos profissionais de saúde, em especial dos prestadores de cuidados diretos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE