Coimbra

Praias fluviais de Palheiros e Zorro e do Rebolim candidatas à Bandeira Azul 2021

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-01-2021

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, as propostas de candidatura das praias fluviais de Palheiros e Zorro e do Rebolim à Bandeira Azul 2021. Este galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atesta o cumprimento de um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, da água, equipamentos, segurança e serviços aos utentes. Caso a apreciação do júri nacional e internacional do concurso seja favorável, será uma estreia para o Rebolim. Já a praia fluvial de Palheiros e Zorro receberá esta distinção pelo décimo ano consecutivo, sendo a candidatura realizada em conjunto com a Junta de Freguesia de Torres de Mondego.

PUBLICIDADE

Zorro

PUBLICIDADE

publicidade

A CM Coimbra vai submeter duas candidaturas ao galardão Bandeira Azul 2021, que este ano tem como tema “Recuperação de Ecossistemas”. A autarquia já candidatou o Rebolim a área balnear em 2021 e, igualmente, manifestou à APA o interesse em manter a praia fluvial de Palheiros e Zorro como área balnear no corrente ano. Para tal, serão asseguradas as condições necessárias para a prática balnear, bem como a assistência a banhistas – com presença de nadadores-salvadores, da responsabilidade do concessionário, no período de vigilância das 10h00 às 19h00 – e respetivos meios de socorro durante o período balnear das respetivas praias fluviais. O período balnear será de 1 de junho a 30 de setembro na praia fluvial do Rebolim e de 15 de junho a 15 de setembro na praia fluvial de Palheiros e Zorro.

A praia fluvial do Rebolim, cuja candidatura a água balnear foi realizada em dezembro passado e se encontra em apreciação pela APA/Administração da Região Hidrográfica do Centro, é um espaço que, devido às suas qualidades ambientais e paisagísticas e ao conjunto de intervenções de beneficiação realizadas pela autarquia, tem vindo a ganhar protagonismo junto da população de Coimbra, nomeadamente para atividades de convívio e lazer. 

PUBLICIDADE

Com o conjunto de intervenções de beneficiação, atualmente a zona conta com acesso pavimentado, estacionamento (269 lugares, com 8 lugares para cidadãos portadores de deficiência), sinalética direcional e informativa, sanitários (incluindo para cidadãos portadores de deficiência), parque de merendas e estrutura de apoio à praia e aos nadadores-salvadores. A área dispõe, ainda, de todos os materiais e equipamentos de vigilância e prestação de salvamento, socorro a náufragos e assistência a banhistas. E, não menos importante, a avaliação da qualidade da água está em conformidade para o uso balnear. 

Rebolim

Já a praia fluvial de Palheiros e Zorro é uma importante área balnear, de dimensão regional, que tem vindo a ser alvo de vários investimentos por parte da CM Coimbra e da Junta de Freguesia de Torres do Mondego, e que dispõe de um conjunto considerável de infraestruturas e equipamentos de apoio aos utentes. A praia cumpre, ainda, os requisitos da qualidade da água no que respeita à recolha e frequência da amostragem (classificada de Excelente), e os requisitos de praia acessível, dispondo de passadiços de madeira, rampas de acesso à água e cadeira anfíbia. O seu acesso é seguro e livre ao público, contando, ainda, com controlo relativamente à presença de animais domésticos e de veículos. É uma praia com um importante património natural e de inegável beleza paisagística, que recebe anualmente milhares de turistas, o que contribui para a dinamização da economia local e promoção da freguesia e do concelho de Coimbra.

O programa Bandeira Azul da Europa é coordenado pela ABAE, que representa a Foundation for Environmental Education (FEE) em Portugal. Este organismo agrupa entidades internacionais de 60 países que, em conjunto, promovem atividades de sensibilização e educação para o desenvolvimento sustentável. O objetivo do programa é tornar possível a coexistência do desenvolvimento do turismo com o respeito pelo ambiente local, regional e nacional e, tendo em conta a sua longa duração (teve início em 1985), é considerado e reconhecido como um eco-label para operadores turísticos, decisores e público em geral.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE