Coimbra

Praia do Cabedelo com iluminação para praticar surf e bodyboard. Investimento de 2.640.000€

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 28-05-2018

A cerimónia de apresentação pública do projeto de iluminação do Cabedelo terá lugar no próximo dia 1 de junho, sexta feira, pelas 15:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

O Município da Figueira da Foz encontra-se, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Sustentável (PEDUS) da Figueira da Foz, a proceder a um conjunto significativo de obras que visam dotar o Concelho de melhores condições para incrementar, entre outros domínios, o seu desenvolvimento turístico.

PUBLICIDADE

Inserida na requalificação do Cabedelo, uma das zonas marítimas mais nobres da Figueira da Foz e um dos locais de eleição de surfistas e praticantes de outros desportos de mar, esta é, segundo a autarquia local,  “uma intervenção de cariz inovador e diferenciador, em Portugal e mesmo no panorama europeu e mundial: a iluminação da Praia do Cabedelo, que irá permitir a prática noturna de surf e bodyboard, capitalizando a belíssima paisagem e condições naturais favoráveis a estas modalidades”.

A obra em questão está incluída na intervenção global, que terá início em setembro de 2018 e durará 12 meses, tendo o custo de 2.640.000€.

PUBLICIDADE

publicidade

Sete torres de iluminação e 21 projetores estão contemplados no que o município considera ser um “ambicioso mas rigoroso projeto de eletrificação que atendeu às condições de humidade e outras próprias do contexto de praia marítima, salvaguardando a segurança de pessoas e animais e preconizando uma iluminação noturna confortável e apelativa, numa extensão de 50m a contar da linha do molhe”.

O presidente da Autarquia, João Ataíde, destaca a importância deste projeto “no quadro de uma estratégia de capitalização das potencialidades naturais do Concelho e de diferenciação positiva nas estruturas de lazer, entre outras”.

Este projeto, que irá brevemente começar a tomar forma com o início das obras de eletrificação no areal, “é único no País e encontra paralelo em escassos países europeus e mesmo no contexto mundial, sendo por isso fundamental para a estratégia, assumida pelo Município, de valorização da Figueira da Foz como destino de desportos de onda e de praia, com caraterísticas diferenciadoras, desde logo o seu extenso areal urbano e, a breve trecho, também com uma Praia com iluminação noturna a atrair surfistas e bodyboarders de diversos países”, conclui o edil figueirense.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE