Carteira

Poupar na Fatura Energética com a Cooperação?

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 03-03-2015

A importância da cooperação na redução da fatura energética das empresas estará em debate no seminário promovido pela WinCentro – Agência de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Energy4Management (E4M), um projeto que visa estimular a competitividade do tecido empresarial e a sua sustentabilidade, promovendo medidas que conduzam à eficiência energética.

PUBLICIDADE

Sob o tema «Poupar na Fatura Energética com a Cooperação: Empresas mais competitivas», a iniciativa realiza-se na próxima quinta-feira, dia 05 de março, às 10h15, nas instalações do Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC/CCIC), em Coimbra.

Um dos eixos de atuação do projeto é a promoção da cooperação no contexto energético, através da constituição de agregados empresariais, designadamente na compra e gestão de energia. A aposta na cooperação garante às empresas um melhor desempenho energético, facilidade na negociação dos custos de energia e, consequentemente, ganhos de escala e mais competitividade.

PUBLICIDADE

Neste âmbito, está já a ser desenvolvido um estudo de benchmarking internacional sobre políticas de aquisição, produção, gestão e distribuição de energia por agregados empresariais, com o objetivo de recolher as melhores práticas para a sua aplicação. Será ainda definido um modelo de negociação de energia em agregados empresariais, que resultará na criação de uma ferramenta de simulação acessível online.

As Auditorias Energéticas e a Gestão da Energia como fator de competitividade, as Boas Práticas de Eficiência Energética e as vantagens do projeto E4M para as empresas são outros dos temas a abordar no seminário, que contará com a presença de Rogério Hilário, da WinCentro, Baio Dias, Marta Ferreira e Artur Serrano, do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV) e Vaz Serra, da Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (APICER).

PUBLICIDADE

publicidade

O E4M resulta da parceria entre a WinCentro, no Centro, o Instituto Politécnico de Portalegre, no Alentejo, e a AIMinho, no Norte. O objetivo é desenvolver um conjunto de instrumentos que possibilitem e facilitem a implementação de sistemas de gestão de energia e de Energy Accountability nas PME, com vista à redução da sua fatura energética e à melhoria da sua competitividade no mercado global.

O Energy4Management é cofinanciado pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade, no montante de aproximadamente 300 mil euros, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

SEMINÁRIO

«Poupar na Fatura Energética com a Cooperação:

Empresas mais competitivas»

Dia 05 de Março de 2015, às 10h15, nas instalações do CEC, em Coimbra

 

10h15 Receção dos participantes

10h30 Abertura

Rogério Hilário | Presidente da WinCentro – Agência de Desenvolvimento Regional

10h45 Poupança na Fatura Energética com a constituição de Agregados Empresariais

Baio Dias | CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro

11h15 Cooperação Empresarial e Boas Práticas de Eficiência Energética

Vaz Serra | APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria

11h30 O Projeto Energy4Management: Vantagens para as empresas

Marta Ferreira | CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro

12h00 As Auditorias Energéticas e a Gestão da Energia como fator de competitividade

Artur Serrano | CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro

12h30 Encerramento

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE