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Portugueses vão gastar 212 euros em presentes de Natal 

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 05-11-2021

Os portugueses preveem gastos semelhantes aos realizados no ano  passado em presentes de Natal, com receio do desempenho da economia  nacional, e preferem fazer as suas compras em centros comerciais. 

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Um estudo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital do Instituto  Politécnico de Coimbra (ESTOGH-IPC) revela que os portugueses pretendem gastar em  média 212 euros em compras de Natal este ano. Segundo os resultados do inquérito  realizado em outubro, antes do chumbo do orçamento para 2022, 59% dos participantes  estimam gastos semelhantes aos que realizaram no ano passado. 

A pesquisa realizou-se entre os dias 1 e 19 de outubro e tem por base 425 respostas de  residentes em Portugal abrangendo manchas da população do Norte, Centro, Sul e Ilhas,  com idades entre os 18 e os 72 anos. A maioria dos inquiridos (64%) é do sexo feminino. 

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Para o coordenador do estudo, Ricardo Filipe Ramos, doutorado em Marketing e  Professor Auxiliar da ESTGOH, o resultado “sugere que ainda existe algum pessimismo  face ao futuro da economia nacional”, sendo esta a principal razão apontada pelos  participantes que planeiam gastar menos nesta época natalícia.  

Da amostra, 39% dos inquiridos preveem realizar compras abaixo dos 100 euros. Entre  os que têm intenções de aumentar o investimento em compras de Natal, 43% justificam  a decisão com o facto de pretenderem oferecer presentes a um número mais elevado de  pessoas por comparação com o ano passado.

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Inês Clemente, estudante porta-voz da turma do curso de Marketing responsável pela pesquisa, destaca que, segundo as conclusões, “85% da população portuguesa irá  

optar por realizar as suas compras em lojas físicas”, muito embora, acrescenta, existam  “alguns indicadores que apontam para o crescente número de compras online no contexto  pandémico”. Com o alívio das restrições impostas pela COVID-19, a opção dos  portugueses passa por comprar em centros comerciais (76%), sendo esta a “preferência  clara”, segundo a estudante. 

Os resultados indicam ainda que 50% dos inquiridos planeiam inspirar-se nos produtos  que são disponibilizados em lojas físicas. 28% mostram a intenção de procurar ideias em  páginas da internet, com a preferência a incidir sobre websites de lojas com um ou mais  estabelecimentos físicos. Sobre a melhor altura para fazer compras, 40% dos indivíduos  dizem poder fazê-lo na primeira metade de dezembro. Entre os que preferem antecipar as  suas aquisições, 27% justificam a escolha com o facto de quererem evitar filas e lojas  cheias. 

No topo das preferências para as compras dos portugueses neste Natal estão roupa,  seguindo-se perfumes/cosméticos, jogos educacionais, acessórios de moda e jogos de  construção.

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