Portugal sem solução imediata para o mau estado da Estrada da Beira em Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 27-03-2018

Notícias de Coimbra pediu à Infraestrutura de Portugal (IP) para explicar o que se está a passar no troço da EN 17 entre Vendas de Galizes e Catraia de São Paio, nomeadamente na área da Recta da Salinha, onde a estrada se encontra intransitável.

PUBLICIDADE

estrada da beira vendas de galizes

O mau estado desta troço obrigou mesmo a autarquia de Oliveira do Hospital a desviar o trânsito durante a Festa do Queijo Serra da Estrela, o que terá livrado o Presidente da República de passar por este lamaçal.

PUBLICIDADE

A IP admite ter conhecimento do que se está a passar e promete que o troço em questão será devidamente requalificado no âmbito da empreitada que está a decorrer, mas não avança datas.

Atualmente, e devido à forte e persistente pluviosidade que se tem feito sentir na região desde o final do mês passado, não foi ainda possível executar a solução definitiva que está prevista, justitica  a IP

PUBLICIDADE

publicidade

A IP afirma ainda que “tem procedido diariamente ao enchimento das irregularidades do pavimento no sentido de mitigar os transtornos causados por esta situação, todavia, decorrente das condições climatéricas adversas e do elevado volume de tráfego, nomeadamente de pesados, que circula nesta via, estas intervenções revelam-se infrutíferas”.  

ESTRADA DA BEIR OLIVEIRA

Em janeiro deste ano teve inicio a empreitada de requalificação do troço da EN17 entre o Nó de Tábua e o limite do distrito de Coimbra, num investimento de cerca de 2,2 milhões de euros.

Esta obra de beneficiação está a ser executada ao longo de dezassete quilómetros da denominada Estrada da Beira, abrangendo a zona de atravessamento de diversas freguesias dos concelhos de Tábua e Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra.

Os trabalhos a executar envolvem a reabilitação estrutural do pavimento em todo o troço com reforço dos níveis de aderência e regularidade, a reposição, adequação e substituição pontual da sinalização horizontal e vertical, a colocação de equipamento de segurança, a reabilitação do sistema de drenagem das águas pluviais existente bem como a construção pontual de passeios.

estrada-da-beira

A Juventude Socialista (JS) de Oliveira do Hospital pediu onte celeridade à IP nas obras de conservação da Estrada Nacional (EN) 17, também conhecida por Estrada da Beira, mostrando-se preocupada com a situação.

Em comunicado, a JS local sublinha que, com a entrada em funções do novo Governo, a via “foi alvo, finalmente, de obras de conservação”, mas a resolução da situação não ficou terminada no final de 2017, “tal como estava planeado”.

“Decorridos quase quatro meses do ano de 2018, e não obstante alguns trechos dos referidos 17 quilómetros estarem já concluídos, existem outros, dos quais se destaca a reta da Salinha, que nos levam a crer que ainda teremos de continuar a falar da EN 17 durante muito mais tempo”, alerta a JS de Oliveira do Hospital, considerando que essa reta é facilmente comparável a “um verdadeiro caminho de cabras”.

Numa pergunta dirigida ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, os deputados do CDS-PP Hélder Amaral e Ana Rita Bessa questionam quando é que serão feitas as obras de requalificação, necessárias e urgentes, ao longo de todo o traçado da EN 17, vulgo Estrada da Beira, se o ministro tem condições de garantir a segurança dos utentes da EN 17 e que alternativas, seguras e de qualidade, vão ser dadas aos utentes da EN 17.

Antes de todos, no dia 1o de março, o Directo NDC mostrou esta vergonha na via que ainda liga Portugal à Europa:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE