Portugal entre os países onde é fácil a cobrança de dívidas!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 21-02-2018

Portugal encontra-se entre os países onde a complexidade de cobrança de dívidas é menor, aponta a COSEC, líder nacional em Seguro de Crédito e Caução. De acordo com o mais recente estudo da Euler Hermes, acionista da COSEC, Portugal é o 8º país onde é mais simples as empresas recuperarem o valor que lhes é devido.

PUBLICIDADE

euro

A escala de 0 a 100 concebida pela Euler Hermes nesta avaliação da cobrança de dívidas, que abrangeu 50 países, assentou em três aspetos base: as práticas locais de pagamento, procedimentos jurídicos locais e procedimentos locais de insolvência. A pontuação portuguesa está nos 34 pontos, sendo apenas ultrapassada pela simplicidade da Suécia, Alemanha, Finlândia, Holanda, Áustria e Suíça.

PUBLICIDADE

A análise coloca Portugal num grupo de países exemplares, onde os acordos de retenção de titularidade são uma das principais ferramentas na cobrança. No caso português, destaca-se ainda a baixa complexidade no que toca aos procedimentos associados às insolvências, o que contribui para o melhor funcionamento do sistema de cobrança das empresas.

De acordo com a COSEC, o êxito de Portugal não se reflete apenas na presente pontuação, mas também na evolução que se tem verificado ao longo do tempo; só nos últimos quatro anos, esta complexidade baixou 7 pontos, o que é um claro sinal de que o país tem vindo a fazer esforços para simplificar os processos de regularização da dívida das empresas.

PUBLICIDADE

publicidade

O serviço de recuperações da COSEC no mercado interno apresentou taxas de sucesso de 57%, compreendendo um montante médio anual aproximado de 20 milhões de Euros. Já no que toca aos mercados externos, este valor desce para os 36%, com os valores em recuperação correspondentes a cerca de 23 milhões de Euros por ano.

Com claras diferenças entre a dimensão e os montantes em recuperação, a grande maioria dos devedores no mercado interno são pequenas e médias empresas, com montantes de ameaças relativamente baixos, ao contrário do que acontece no mercado externo.

Enquanto a média global se situa nos 51 (numa escala de 0 a 100), demonstrando um elevado nível de complexidade na cobrança, de modo geral, a Europa Ocidental destaca-se no que toca a simplificar o processo para as empresas que procuram recuperar aquilo que lhes devem.

A Suécia, Alemanha e Irlanda lideram, posicionando-se como os países com menor complexidade – com as pontuações em torno de 30. A Suécia e a Alemanha dão o exemplo, demonstrando a menor complexidade nos três aspetos analisados: práticas de pagamentos locais, procedimentos jurídicos locais e procedimentos de insolvências locais.

A região apresenta também o maior número e quota de países com uma complexidade de cobrança “notável”. Catorze dos 16 países posicionam-se no nível menos severo, à exceção da Grécia e Itália (ambos com elevado nível de complexidade).

Os países do Médio Oriente encontram-se, por outro lado, no extremo da maior complexidade, com a Arábia Saudita e os Emirado Árabes Unidos a posicionarem-se como os países mais complexos no que toca à cobrança de dívidas das empresas. Com uma pontuação de 94, a cobrança de dívidas internacionais é três vezes maior na Arábia Saudita do que na Suécia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE