Portugal

Portugal é o sétimo país mais pacífico do mundo mas está a piorar há três anos

Notícias de Coimbra com Lusa | 10 meses atrás em 29-06-2023

Portugal é o sétimo país mais pacífico do mundo, segundo o Índice Global da Paz 2023, mas desce pelo terceiro ano consecutivo e está na sua pior posição desde 2015.

PUBLICIDADE

Num ano em que o relatório anual do Instituto de Economia e Paz, sediado em Sydney, assinala uma deterioração média do nível global da paz de 0,42%, Portugal não é exceção e piora também o seu desempenho.

Numa escala de 01 (muito pacífico) a 05 (muito pouco pacífico), Portugal passa de 1.301 para 1.333 pontos num ano, caindo de sexto para sétimo lugar, num índice liderado pela Islândia desde 2008.

PUBLICIDADE

Dinamarca, Irlanda, Nova Zelândia, Áustria e Singapura, que este ano subiu três lugares e ultrapassou Portugal, são os restantes países no topo do índice.

No extremo oposto estão o Afeganistão, o Iémen, a Síria, o Sudão do Sul e a República Democrática do Congo.

PUBLICIDADE

publicidade

O Índice Global de Paz, atualmente na 17.ª edição, faz uma análise anual sobre as tendências da paz, o valor económico e como desenvolver sociedades pacíficas, usando 23 indicadores qualitativos e quantitativos em três domínios: o nível de segurança e proteção social, a dimensão do Conflito Doméstico e Internacional em Curso, e o grau de militarização.

Portugal destaca-se neste último domínio, no qual subiu do oitavo para o quarto lugar, atrás da Islândia, Malásia e Hungria.

O domínio da militarização registou aliás uma melhoria a nível global, com todas as regiões a registarem reduções desde 2008.

O Índice Global da Paz, que cobre 99,7% da população mundial, registou este ano uma deterioração média da paz no mundo, com 84 países a melhorarem e 79 a piorarem em 2022.

Segundo o relatório, ao longo dos últimos 15 anos o mundo tornou-se menos pacífico e a pontuação dos países caiu em média 5%.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE