Vamos

Portugal e Letónia unidos pela melodia do acordeão clássico no Convento São Francisco

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 21-06-2021

 Em 2027, a Letónia vai partilhar com Portugal a organização da Capital Europeia da Cultura. Contudo, as “celebrações” desta união além-fronteiras arrancam já na quarta-feira, às 19h00, na Antiga Igreja do Convento São Francisco, com o concerto da principal embaixadora do país báltico do acordeão clássico: Ksenija Sidorova. O solo da artista, que integra regularmente algumas das mais prestigiadas orquestras a nível mundial, como a NDR Elbphilharmonie Orchester, Atlanta Symphony ou Tonhalle Orchester-Zurich, faz parte do programa Semestre Europeu – A Europa em Coimbra 2021, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Coimbra e que integra a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027.

PUBLICIDADE

Começou aos seis anos de idade, incentivada pela avó e movida pela ligação à tradição folclórica. Desde esse momento, Ksenija Sidorova nunca mais parou de explorar as diferentes capacidades e sonoridades do acordeão. Para além dos originais, a artista letã reinterpreta, ainda, algumas das composições mais notáveis de personalidades maiores do mundo da música clássica e contemporânea. Do vasto reportório, destacam-se nomes como Sebastian Bach, Efrem Podgaits, Václav Trojan ou George Bizet, sendo que, no início do ano, Ksenija Sidorova lançou um novo álbum, desta feita, de homenagem ao compositor argentino Astor Piazzolla, intitulado “Piazzolla Reflections”.

Formada com distinção na Royal Academy of Music, em Londres, Ksenija Sidorova, descrita como uma “artista única e carismática”, foi distinguida em 2017 com o prémio “Instrumentista do Ano”, da ECHO. O concerto da embaixadora letã é para maiores de seis anos. O preço geral dos bilhetes é de oito euros, sendo que o bilhete para estudantes, pessoas com mais de 65 anos ou grupos, a partir de 10 pessoas, é de seis euros. 

PUBLICIDADE

Mais informações disponíveis em: www.coimbraconvento.pt/pt/agenda/ksenija-sidorova-solo/.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE