Coimbra

Porto da Figueira da Foz: Ministério do Mar “responde” a “acusações” do PSD

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-04-2019

O Ministério do Mar (MM) reage a acusações do PSD de Coimbra salientando que “o novo Conselho de Administração da APA foi alvo da devida apreciação da CRESAP – Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, órgão independente de qualquer partido político ou influência, o qual concedeu o seu parecer positivo às quatro personalidades indigitadas, depois de uma avaliação curricular e de adequação de competências”.

PUBLICIDADE

Recordamos que PSD de Coimbra tinha manifestado a sua preocupação com a possibilidade de secundarização do Porto da Figueira da Foz em detrimento do Porto de Aveiro.

PUBLICIDADE

Disse o PSD que, “mais uma vez, assistimos ao apropriar das administrações públicas, por parte do PS, com nomeações em véspera de eleições”, as quais repudia “visto não conterem qualquer desígnio estratégico, para além da mera ocupação de lugares”.

As afirmações do PSD são contestadas pelo Ministério de Ana Paula Vitorino, indicando que o parecer final da CRESAP concluiu que Fátima Lopes Alves, nova Presidente do Conselho de Administração da APA, reúne «competências técnicas e comportamentais que sustentam uma apreciação muito positiva para o desempenho do cargo em causa», obtendo avaliação máxima em todos os doze indicadores avaliados.

PUBLICIDADE

publicidade

A mesma avaliação positiva foi feita pela CRESAP relativamente aos restantes três membros do novo Conselho de Administração da APA, reforça o MM.

O MM aproveita o comunicado para “reconhecer o trabalho realizado pelo anterior Conselho de Administração da APA, sempre em estreita colaboração e articulação com o Ministério do Mar, em particular com Isabel Moura Ramos que é hoje uma profunda conhecedora do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz e dos projetos de desenvolvimento que estão a ser levados a cabo nos dois enclaves portuários, com uma visão cada vez mais de complementaridade entre as valências das duas infra-estruturas, no âmbito da Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos do Continente 2016-20262.

Segundo o MM, não são reconhecidas quaisquer filiações partidárias à nova presidente da Administração do Porto de Aveiro, assim como a dois (Isabel Moura Ramos e Helder Vale Nogueira) dos restantes três elementos do novo Conselho de Administração. A filiação partidária não foi nem é critério de seleção ou de exclusão – prova evidente disso é o facto do anterior Conselho de Administração, nomeado pelo anterior Governo PSD, ter reconhecidas ligações ao partido em questão, o que não impediu que tenha continuado a realizar o seu trabalho durante mais de três anos de governação do atual Governo PS.

O novo Conselho de Administração da APA – Administração do Porto de Aveiro S.A. tomou recentemente posse, liderado por Fátima Lopes Alves, no cargo de Presidente.

A equipa que assumiu funções terça-feira integra ainda, como Administradores, Isabel Moura Ramos, Nuno Marques Pereira e Hélder Vale Nogueira.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE