Saúde

Porque acordamos mais cedo à medida que ficamos mais velhos?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 9 meses atrás em 20-07-2023

À medida que envelhecemos, os nossos corpos mudam interna e externamente, o que é um fator importante nas mudanças do sono que ocorrem mais tarde. “ Como a maioria das coisas que mudam com a idade, não há apenas um motivo”, diz Cindy Lustig , licenciada em psicologia na Universidade de Michigan, nos EUA.

PUBLICIDADE

Especialistas detalharam ao HuffPost as principais razões pelas quais acordamos mais cedo à medida que envelhecemos. Acordar mais cedo faz parte do processo natural, como outros aspetos da nossa saúde física e mental, o cérebro torna-se menos responsivo à medida que envelhecemos.

O pôr do sol, a luz solar, refeições, e a atividade física ajudam a marcar a hora onde estamos num dia. Por exemplo, para uma pessoa mais jovem, a hora do jantar pode ajudar o cérebro a entender que a hora de dormir é dentro de algumas horas, para alguém mais velho, essa associação pode não acontecer, explica Sairam Parthasarathy , diretor do Centro de Sono e Ciências Circadianas da Universidade de Ciências da Saúde do Arizona.

PUBLICIDADE

Os nervos que deveriam dar dicas de tempo ao cérebro sofreram a mesma quantidade de degeneração que o cérebro, menciona Sairam Parthasarathy. Essa incapacidade de perceber os sinais do tempo faz parte da razão pela qual as pessoas mais velhas tendem a cansar-se antes dos filhos ou netos.

“Curiosamente, uma das [razões] parece ser as mudanças na visão que vêm com a idade e reduzem a intensidade do grau de estimulação luminosa que o nosso cérebro recebe, o que desempenha um papel importante em ‘ajustar’ o nosso relógio e mantê-lo a funcionar. pista”, diz Cindy Lustig.

PUBLICIDADE

publicidade

Como há menos luz a entrar nos olhos por causa dos problemas de visão causados, por exemplo, ​​por cataratas, o corpo começa a liberar melatonina (a hormona do sono) mais cedo do que devia. Para os mais jovens, a melatonina vem após o pôr do sol, refere.

E é por isso que geralmente se sente cansado algumas horas depois. Para pessoas com cataratas, cujo cérebro pensa que o pôr do sol foi embora mais cedo, deixa-os cansados ​​mais cedo à noite, consequentemente acordam mais cedo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE