Coimbra

Ponte pedonal em Coimbra fechada à espera de vistoria da Câmara (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 31-08-2022

A ponte pedonal que liga a urbanização Terraços do Rio ao Parque Verde do Mondego, sobre a Avenida da Lousã, em Coimbra, está pronta a ser utilizada, mas continua encerrada à espera de uma vistoria por parte da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

A infraestrutura, que custou ao promotor do empreendimento mais de 700 mil euros, está pronta desde abril, confirmou o próprio ao Notícias de Coimbra, explicando que, depois de uma vistoria feita em dezembro do ano passado pelos serviços da autarquia, foi necessário fazer algumas alterações, nomeadamente no sistema de iluminação. 

“Tudo o que nos foi solicitado nessa vistoria está feito desde o final de abril”, garantiu Francisco Batista ao Notícias de Coimbra. “Não há insegurança na ponte, mas a abertura não depende de nós”, frisou o promotor deste luxuoso empreendimento.

PUBLICIDADE

Enaltecendo “as boas relações e o diálogo construtivo” com o “atual e com o anterior executivos”, Francisco Baptista diz que aguarda “uma vistoria final”.

Refira-se que a ponte poderá ser utilizada por qualquer cidadão e já chegou a estar aberta este ano nos meses de maio e junho. Foi depois encerrada com um gradeamento e um aviso pelo promotor por indicação do município. 

PUBLICIDADE

publicidade

No empreendimento Terraços do Rio foram construídos 240 apartamentos, estando já 80% vendidos, além de três espaços comerciais. Os moradores que já habitam na urbanização queixam-se de falta de ligação à rede de iluminação pública, conforme o Notícias de Coimbra já avançou esta segunda-feira, e lamentam não poderem utilizar a ponte pedonal.

A Câmara Municipal de Coimbra diz que “a ligação da iluminação pública assim como a abertura da ponte pedonal ao público, entre outras instalações, estão dependentes da receção provisória das obras de urbanização, por parte da CM de Coimbra, as quais não estão ainda em condições de serem rececionadas, na sua globalidade”. 

A autarquia acrescenta que foi concedido um prazo ao promotor para “regularização das referidas desconformidades e anomalias” e que apesar de terem sido sanadas “as irregularidades processuais permanecem por resolver as desconformidades das obras de urbanização”. O promotor assegura que “tudo o que foi pedido já está feito”. 

Em resposta ao pedido de esclarecimentos do NDC, a Câmara refere ainda que “atendendo a que, neste loteamento já existem diversas frações habitadas, está a reavaliar, por razões de segurança pessoal, a viabilidade de proceder à receção provisória do sistema de iluminação pública. Nesse sentido encontram-se a ser ultimados os procedimentos adequados para o efeito, designadamente os respeitantes à ligação da iluminação pública no loteamento, a qual se perspetiva que venha a ser concretizada a breve trecho.”

Veja o direto NDC na ponte pedonal que liga a urbanização ao Parque Verde:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE