Coimbra

Pombal: Comissão Municipal de Proteção Civil preocupada com novos casos de Covid-19

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-06-2020

A Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) de Pombal analisou, em reunião extraordinária realizada na tarde desta terça-feira, 16 de junho, a situação no concelho decorrente da pandemia Covid-19, tendo sido manifestada a preocupação quanto aos comportamentos da população neste período de pós-confinamento, nomeadamente o não cumprimento das medidas profiláticas emanadas pela Direção-Geral de Saúde.

PUBLICIDADE

De registar que, após 31 dias sem o registo de novos casos de contaminados, o concelho de Pombal assistiu, nos últimos dias, a um aumento de situações de infeção por Covid-19. À data de 16 de junho o concelho registava um número acumulado de 82 casos confirmados, estando 16 ativos, segundo informação da Autoridade de Saúde Pública de Pombal.

PUBLICIDADE

Um aumento preocupante que, de acordo com o Delegado de Saúde de Pombal, se deve sobretudo à “falta de consciencialização” dos cidadãos, pelo que se realça a importância de existir um rigoroso cumprimento das determinações das autoridades sanitárias.

Analisadas as possíveis cadeias de transmissão do vírus, a CMPC verifica que a maioria dos casos agora confirmados estarão relacionados com a atividade de construção civil, designadamente com trabalhadores que se deslocam para vários locais fora do concelho e da região. Há a necessidade de serem tomadas algumas medidas de prevenção, como por exemplo, sempre que possível, o transporte no mesmo veículo e evitar paragens durante o percurso de viagem, reduzindo o menor número de contatos possíveis.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma preocupação também quanto à comunidade jovem que, nesta fase de pós-confinamento e embora possa apresentar uma situação assintomática, é de risco elevado de transmissão da doença, tendo em conta momentos de convívio e de confraternização junto de familiares e amigos.   

A Comissão Municipal de Proteção Civil alerta ainda para as visitas aos utentes que se encontram institucionalizados em estruturas residenciais para idosos, que são naturalmente pessoas de risco acrescido de maior disseminação da infeção. Apela-se, assim, a uma maior consciencialização de todos os familiares, sensibilizando-os para o cumprimento das orientações emanadas pela Direção-Geral de Saúde e recomendações determinadas por cada uma das instituições, designadamente redução do tempo de permanência, distanciamento social e higienização.  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE