Mundo

Polícia resgata 13 crianças vítimas de rede pedófila

Notícias de Coimbra com Lusa | 9 meses atrás em 08-08-2023

A polícia australiana resgatou 13 crianças vítimas de uma rede de pedofilia e acusou 19 homens por dezenas de delitos ligados à produção e publicação de material de abuso sexual infantil, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Algumas das 13 crianças resgatadas na operação, realizada em vários pontos do país, “foram diretamente abusadas” pelos pedófilos, enquanto outras foram retiradas, por precaução, dos locais onde foram encontradas, afirmou a Polícia Federal australiana, em comunicado.

A polícia não especificou as idades das vítimas nem o estado das crianças.

PUBLICIDADE

Muitos dos 19 arguidos, com idades compreendidas entre os 32 e os 81 anos, têm um “elevado grau” de literacia informática, salientou a mesma nota.

Alguns dos alegados pedófilos foram acusados de produzir o próprio material de abuso sexual de crianças para partilhar de forma anónima e encriptada na Internet, acrescentou.

PUBLICIDADE

publicidade

A polícia disse ainda que, desde junho, dois dos alegados pedófilos já foram condenados a penas que variam entre os cinco e os 14 anos e seis meses de prisão, enquanto os outros 17 estão a ser julgados.

A operação das autoridades, denominada “Operação Bakis”, teve início após o homicídio, em fevereiro de 2021, de dois agentes do FBI norte-americano, quando estes se preparavam para levar a cabo uma investigação sobre os alegados pedófilos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE