Coimbra

“Põe-te a pau!” maldito percevejo! Artistas de Coimbra mandam coronavírus para Marte (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 31-03-2020

É o que este grupo de músicos tenta fazer com esta nova canção de Coimbra “Põe-te a pau!”, que também nos traz a sonoridade da música de intervenção porque “por estes dias há que exorcizar o maldito bicho” contou hoje um dos autores, Manuel Portugal, ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Eu andava a fazer variações sobre o [tema infantil] «atirei o pau ao gato» e surgiu a ideia da adaptação da música” – conta ao NDC o músico de Coimbra, filho guitarrista António Portugal. Manuel, que há anos deixou o jornalismo se dedicou à guitarra de Coimbra, revelou que foi um desenho da sua filha “Sarocas”, assim chamada carinhosamente pelo próprio, que inspirou o tema.

PUBLICIDADE

“Ela tem 12 anos e tem passado os dias a desenhar. Temos falado só por videoconferência.” Em casa na companhia da mãe, Teresa Portugal, o músico e contador de estórias contou-nos que a família está separada para apoiar as duas avós da Sara, em casas diferentes.

“Assim que ouvi as guitarras do Luís Garção Nunes o do Nuno Botelho percebi que ia ficar especial” – confidencia-nos Manuel Portugal. E acrescenta que através desta experiência com música e tecnologia, os músicos sentiram-se “bastante próximos apesar da distância” física.

PUBLICIDADE

publicidade

Luís Garçao fez “a primeira base instrumental” que enviaram “ao resto da malta para gravarem eles próprios a sua parte e foi tudo muito espontâneo”. Participam Rui Damasceno, Dona Xica, Vitorino Salomé, João Afonso, Vânia Couto, Rita Ruivo Marques, João Queirós, Nuno Botelho, Luís Garção Nunes, Manuel Portugal, Simão Mota e a Sara com o desenho do gato.

“É uma lição. Sem estúdio, sem grandes ferramentas e apenas três notas musicais pode-se tocar algo que seja bom. Foi especial estar ligado a eles desta forma. Fechados em casa, em teletrabalho, apenas com telemóveis, um computador e muito carinho compusemos uma canção a partir de uma outra já muito antiga. Num tempo louco em que vivemos, as coisas mais simples passam a ser as importantes” – conclui Manuel Portugal, citando Afonso Cruz

“Os autores de PÕE-TE PAU autoproclamam-se oficialmente ANTI Corona VIRUS” e a ideia do tema é chegar “a todas as crianças.


 

“Este video é dedicado a todas as crianças de Portugal que sonham com o dia em que os adultos voltem a deixar que brinquem na rua. Para que não percam a esperança e o sorriso. Vai-te embora COVID19. Vai-te embora camafeu! Maldito percevejo.”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE