Coimbra

Prepare a máquina fotográfica: há um novo spot instagramável em Coimbra

António Alves | 2 semanas atrás em 01-05-2024

Fica no centro da cidade e é o cenário ideal para tirar “aquela” fotografia diferente de Coimbra. De que é que está à espera para conhecer este novo “spot” instagramável da cidade?

PUBLICIDADE

Trata-se de uma verdadeira galeria de cores e feitios que surpreende todos aqueles que circulam na rua Fernandes Tomás em Coimbra.

Por cima da cabeça de quem ali passa, e que liga a Alta à Baixa da cidade, estão meia centena de trabalhos em crochê que foram ali colocados no início da semana pelos moradores e comerciantes desta artéria.

PUBLICIDADE

publicidade

A forma ondulada com que as rendas foram colocadas ao longo da rua ajuda os visitantes a desfrutarem da beleza e cor das várias peças.

Algumas ainda duram desde o primeiro ano, mas ao longo dos anos os comerciantes e antigos moradores foram adquirindo algumas peças em feiras de velharias.

PUBLICIDADE

Carregue na galeria e conheça algumas das peças em crochê

O projeto começou em 2013 com o “InProject: abraços de gente nova” do Observatório Cidadania Intervenção Social da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).

No início, as promotoras reuniam as moradoras desta rua de ligação da Baixa à Alta da cidade e das artérias vizinhas para fazerem crochê e conversarem sobre factos que tenham vivido.

Tratou-se de uma forma de manifestação contra o isolamento social dos séniores através de atividades que reforçaram a importância do envelhecimento saudável e ativo e da solidariedade intergeracional.

“No final desse projeto, promoveram uma exposição dos trabalhos realizados”, disse ao Notícias de Coimbra Luísa Lucas. A mostra dos trabalhos repetiu-se em 2014, mas em 2015 e perante a hipótese destes trabalhos se perderem ou, até mesmo, estragarem “decidimos continuar o projeto”.

Todos os anos, e a partir de abril, as peças são colocadas ao longo da rua, ficando expostas até novembro. “Algumas peças vão perdendo cor e, nalguns casos, estragam-se mesmo”, afirmou.

A colocação das peças demora dia e meio a ser feito, sendo necessário primeiro perceber em que estado é que se encontram. Depois, vão sendo estendidas no chão da rua para intercalar as cores e tamanhos.

“A partir do momento em que colocamos as rendas, nota-se logo o aumento de pessoas a circularem na rua. Já passou a ser um dos locais obrigatórios de passagem e, ao mesmo tempo, tirar uma foto para colocar nas redes sociais”, afirmou.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Luísa Lucas

Se ainda não conhece, esta é uma oportunidade para lá passar e saber as novidades existentes nesta artéria junto ao Arco de Almedina e Escadas de Quebra-Costas em Coimbra.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com os crochés expostos

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE