Região

Poderá ser a última vez que piratas invadem Buarcos

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 31-08-2023

O Festival Pirata está de regresso até domingo, 3 de setembro, às muralhas e à Rua 5 de Outubro, em Buarcos, na Figueira da Foz, prometendo  muita animação.

PUBLICIDADE

No entanto esta poderá ser a última edição do evento que com recriações faz lembrar o quotidiano de tempos passados, em que os corsários atacavam a baía de Buarcos.

“Neste momento o Festival Pirata está um bocadinho em stand by. Não sei o que vai acontecer no próximo ano”, referiu, ao Notícias de Coimbra, a presidente da Junta de Buarcos e São Julião.

PUBLICIDADE

Rosa Baptista admite que “estão em cima da mesa vários cenários, várias alternativas”, sublinhando que na sua opinião “não faz sentido fazer um Festival Pirata que não seja neste cenário”. Tem que ter muralhas”.

A autarca frisa que se o evento for deslocalizado para outro sítio tem que ter outro nome.

PUBLICIDADE

publicidade

Por agora o convite é para desfrutar da 11.ª edição, que até domingo, conta com vários espetáculos, gastronomia, artesanato e outros produtos. São cerca de 100 expositores que marcam presença neste evento.

Trilhaqui é uma das tabernas para degustar as mais variadas iguarias. É a primeira vez que participam no Festival Pirata, como explica Nuno Capaz.

Os doces também não faltam neste evento. O Frito Real traz as argolas doces, ou melhor apresenta o bisavô dos donuts, como conta Sandra Meneses.

O Festival Pirata, a decorrer em Buarcos, na Figueira da Foz, tem um programa repleto de danças, acrobacias, espetáculos, animais exóticos, mas há muito mais para descobrir.

A Arca de Noé traz a este certame vários animais, que fazem as delícias de pequenos e graúdos.

A abertura oficial do festival realizou-se esta quinta-feira, 31 de agosto, com o desembarque pirata, na Praia de Buarcos, seguindo-se o assalto às muralhas. As recriações históricas estão a cargo da Zarabatana Eventos.

O Festival Pirata é uma organização da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, onde não faltam comeres e beberes nas tabernas, músicas e bailias, rixas entre piratas, saltimbancos e desfiles, a par de espectáculos de fogo, cobras e tarântulas, piratas embriagados e rameiras de Buarcos, caça ao tesouro, leilão de escravos e demonstração de armas.

Veja a fotogaleria, mais fotos na página do facebook do Notícias de Coimbra:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE