Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Câmaras

Pina Prata e Manuel Machado juntos na posse dos órgãos sociais da nova associação empresarial de Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 06-01-2014

07-009

PUBLICIDADE

A primeira direção da Associação Empresarial da Região de Coimbra tomou hoje posse, em Coimbra, defendendo uma aposta na cooperação, inovação e internacionalização para as empresas do distrito.

A Associação Empresarial da Região de Coimbra (NERC) pretende “trazer investidores para a região” e “pôr empresas de Coimbra a investir lá fora”, explicou Horácio Pina Prata, presidente da direção da associação, na tomada de posse dos órgãos sociais.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Pina Prata, a recente associação quer também apoiar “projetos infraestruturais de localização de empresas”, de “regeneração urbana”, assim como de “fusões e aquisições” de empresas.

Para tal, a NERC procura uma visão de cooperação com o Conselho Empresarial do Centro e com a Associação Industrial Portuguesa (AIP), da qual a NERC faz parte, explicou Horácio Pina Prata.

PUBLICIDADE

Durante a tomada de posse dos órgãos sociais para o triénio de 2014/2017, o responsável da associação referiu que a NERC quer apoios “no próximo CRER 2020 [Competitividade Responsável, Estruturante e Resiliente]”, dinamizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Pina Prata mostrou-se também disponível para ajudar a Câmara de Coimbra a criar uma “plataforma estratégica de desenvolvimento empresarial da região de Coimbra”, para “alavancar a região”, a nível nacional e internacional.

“Há uma lacuna” no contexto da cooperação entre empresas, considerou Pina Prata, pretendendo que o NERC tenha um papel ativo nesse âmbito, salientando a necessidade de uma ligação dos institutos politécnicos e da Universidade de Coimbra com o tecido empresarial da região.

Até ao final do mês, será apresentado à comunidade empresarial um plano estratégico de atuação da NERC, que conta com cerca de 150 inscritos do distrito de Coimbra e dos concelhos da Mealhada e de Mortágua.

Manuel Machado, presidente da Câmara de Coimbra, que esteve presente na cerimónia, salientou a necessidade de o trabalho desta nova associação se traduzir em “criação de empregos, investimento e ajuda às empresas” do distrito.

José Eduardo Carvalho, presidente da AIP, disse, durante a cerimónia, que a NERC “deve liderar as dinâmicas económicas da região”.

O dirigente afirmou ainda que há um excesso de associações empresariais a nível nacional, considerando que está a haver um esforço para as associações operarem a “uma só voz”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com