Saúde

Peritos alertam para cuidados médicos desnecessários

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-09-2022

Peritos nacionais e internacionais consideram que muitas práticas de saúde são desnecessárias e até prejudiciais para os doentes, apelando, por isso, aos profissionais para que escolham criteriosamente os cuidados a prestar e evitem a sobreutilização dos recursos.

PUBLICIDADE

De acordo com o jornal Expresso, os peritos defendem que “20% a 25% dos cuidados médicos são desnecessários e até fazem mal” e alertam para a sobremedicação. Este foi um dos alertas deixados durante a reunião que decorreu na segunda-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, onde peritos nacionais e internacionais analisaram o que deve ou não ser feito nos serviços de saúde.

Entendem que é preciso melhorar a prática clínica e desaconselham, por exemplo, o check-up anual, testes sem benefício comprovado para diagnosticar múltiplas alergias, suplementos dietéticos não vitamínicos, produtos homeopáticos, ecocardiograma ou prova de esforço de rotina, evitar a vacinação em caso de doença ligeira mesmo com febre ou citologia cervical (papanicolau) em mulheres entre os 25 e os 65 anos.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE