Coimbra

Penela: Feira do Mel e Bienal de Humor realizam-se este fim de semana

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 03-09-2020

A Feira do Mel e a Bienal do Humor Luis d’ Oliveira Guimarães, unem-se para mais um evento, de 4 a 6 de setembro, na vila do Espinhal, para levar ao grande público um dos mais apreciados produtos endógenos do concelho de Penela, o mel. 

PUBLICIDADE

Sendo este um momento de longa tradição, contabilizando este ano a trigésima primeira edição da Feira do Mel e a sétima da Bienal de Humor, a organização desenvolveu um programa ajustado aos novos tempos, com o cumprimento de um conjunto de normas e procedimentos no sentido de garantir as necessárias condições de proteção, mas sempre com o firme propósito de valorizar o delicioso néctar e os nossos produtos endógenos.

PUBLICIDADE

No primeiro dia, 4 de setembro, a noite será preenchida com a entrega de prémios de mérito escolar Prof. Alice Gonçalves, com um rígido plano de segurança, nomeadamente, a limitação de lugares disponíveis e um vasto grupo de voluntários que irão assegurar o cumprimento das regras previstas no Plano de Contingência. 

Sábado, dia 5, inicia-se com a sessão inaugural da VII Bienal de Humor Luís d’ Oliveira Guimarães, no salão nobre dos Paços do concelho, com transmissão ao vivo para as redes sociais. Segue-se, na junta de freguesia do Espinhal, a inauguração do núcleo da exposição “Rir com a Saúde” e termina a tarde, na Casa Família Oliveira Guimarães, com a inauguração dos espaços da Bienal “Premiados da VII BHLOG”, “Artista Homenageado Miguel Salazar” e “1º Concurso de Humor Escolar LOG”.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante o mês de setembro, a exposição da VII Bienal de Humor, composta por uma seleção dos melhores trabalhos dos 480 artistas e cartoonistas participantes, provenientes de 74 países, poderá ser visitada, gratuitamente, em 5 locais do Concelho de Penela (Câmara Municipal de Penela, Junta de Freguesia do Espinhal, Casa Museu Oliveira Guimarães, Associação Cultural de Podentes e no Museu da Villa romana do Rabaçal). O visitante que percorrer o circuito da exposição, com o Passaporte do Humor e, pedir um carimbo em cada um dos locais, terá direito a um voucher de 15 euros, a descontar em compras realizadas nos parceiros locais do Concelho de Penela. O Passaporte do Humor pode ser adquirido na Casa Família Oliveira Guimarães e depois de preenchido, trocado pelo vale, no mesmo espaço.  

A seguir as recomendações e regras de segurança da Direção Geral de Saúde, o Município de Penela, a Junta de Freguesia do Espinhal e a Serramel decidiram manter no domingo, dia 6, a tradição de realizar a XXXI Feira do Mel com o objetivo de promover e divulgar o Mel da Região Demarcada da Serra da Lousã. O certame destaca-se pela valorização de uma atividade que, apesar de complementar na economia doméstica, não deixa de ter relevância em muitos agregados familiares da região e, mais importante ainda, na dinamização da cultura e da gastronomia do nosso concelho.

Para que visitantes e expositores se sintam seguros, foi desenhado um Plano de Contingência, disponível para consulta em www.cm-penela.pt, com algumas medidas que promovem o distanciamento social, nomeadamente, circuitos de entrada e saída devidamente sinalizados; dispensadores de solução antissética de base alcoólica disponível à entrada e saída dos locais de visita; as entradas, em espaços fechados, serão efetuadas de forma controlada e organizada tendo em conta a limitação das salas. Particularmente, no recinto da feira do mel, para além, do uso obrigatório de máscaras, será ainda, garantido uma distância mínima de dois metros entre expositores, bem como, o distanciamento de um metro entre o cliente e a banca de exposição.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE