Região
Penela consegue duplicar verba para requalificação do Centro de Saúde
Penela aceitou a transferência de competências da administração central do Estado para o Município de Penela na área da Saúde, realçou, esta sexta-feira, 29 de setembro, o presidente da Câmara Municipal.
PUBLICIDADE
Eduardo Nogueira dos Santos sublinhou, na sua intervenção na Sessão Solene do Dia do Município que “a negociação foi um processo muito longo, que nasceu torto, mas que terminou bem. Isto porque, só ao fim de cinco versões que foram remetidas e no seguimento das reivindicações, o montante de 123 mil euros previamente aprovado, passou a ser de 280 mil euros”.
“Conseguimos um reforço de mais do dobro do que inicialmente estava previsto para esta intervenção inicial no nosso Centro de Saúde, obra que pretendemos lançar o mais rapidamente possível”, enfatizou o autarca, reforçando as boas notícias: “Conseguimos da parte do Ministério da Saúde o compromisso de inscrição para investimentos futuros, de uma verba superior a 1,6 milhões de euros para uma futura intervenção de fundo no Centro de Saúde de Penela.
No seu discurso Eduardo Nogueira dos Santos, em jeito de balanço, lembrou “as dificuldades iniciais” que encontraram, por isso “foi preciso organizar e arrumar a casa”, sublinhando que “em 308 municípios portugueses Penela é o vigésimo segundo que menos investe em pessoal e por isso que estão e vão continuar a contratar trabalhadores, para “uma melhor organização, modernização e uniformização dos procedimentos internos administrativos, financeiros e jurídicos, que possibilite um aumento da fiabilidade e, acima de tudo, de produtividade, dos quais se espera obter efeitos positivos para a população em geral, para o tecido empresarial e para o desenvolvimento socioeconómico do concelho”.
O edil reforçou, ainda, que “as Festas de S. Miguel, que decorrem até 1 de outubro, são um momento de afirmação de Penela. São um momento de reunião e reencontro da família penelense”.
Na sessão, o Município entregou medalhas de mérito do concelho a Pedro Penela e à Associação de Caminheiros de Penela e distinguiu o padre António Coelho, bem como funcionários da autarquia que se aposentaram.
Seguiu-se uma visita às obras em curso: Requalificação da Praça do Município e dos acessos envolventes ao Castelo de Penela; Nova iluminação pública com tecnologia led no acesso tardoz ao Castelo; Reabilitação da “Casa da Legião”.
Related Images:
PUBLICIDADE